Polícia Federal de Passo Fundo prende traficante venezuelano de alta periculosidade em Erechim

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (14/1) um cidadão venezuelano procurado em seu país por tráfico de drogas, porte ilegal de armas de uso restrito e associação criminosa, crimes cometidos na Venezuela em 2019.

No final de 2019, após um confronto com as forças de segurança venezuelanas, o indivíduo fugiu com outros integrantes do grupo criminoso, abandonando várias armas de fogo de diferentes calibres e uma grande quantidade de maconha.

Após a fuga, o venezuelano entrou no Brasil por Pacaraima/RR e solicitou refúgio. O pedido foi reconhecido pelo CONARE (Comitê Nacional para Refugiados). Contudo, em 2024, o nome do foragido foi incluído no rol de procurados internacionais da Interpol.

A Polícia Federal, após localizá-lo em território brasileiro, solicitou sua prisão ao Supremo Tribunal Federal (STF), que expediu um mandado de prisão preventiva para fins de extradição.

O foragido foi encontrado em Erechim, e preso por agentes do setor de capturas da Polícia Federal de Passo Fundo/RS. Atualmente, ele está detido no sistema prisional gaúcho, onde permanecerá à disposição do STF.

O detido é membro de uma organização criminosa atuante na Venezuela, especialmente no estado de Monagas, dedicada ao tráfico de drogas e à extorsão.

Por: Rodrigo Oliveira Rádio Uirapuru PF

destaque