Plenário aprova projeto de lei do deputado Paparico Bacchi em homenagem a Jairo Castro

Proposto pelo deputado Paparico Bacchi (PL) terminal de passageiros do aeroporto de Erechim terá nome de um dos pioneiros da aviação do Alto Uruguai .

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que denomina Jairo Castro o terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Comandante Kraemer, de Erechim. A proposta é do deputado Paparico Bacchi (PL), que ocupou a tribuna na sessão plenária desta terça-feira (5) para destacar a homenagem ao ex-presidente do Aeroclube de Erechim e um dos pioneiros da aviação regional.

“Este projeto de lei que homenageia um cidadão, aviador e desportista que escreveu seu nome na história da aviação de Erechim e do Alto Uruguai. Sou historiador de formação e acredito que o momento é oportuno para associar o nome de Jairo Castro ao período de boas notícias para a região. A aviação vive da glória dos mortos e da audácia dos vivos”, destacou o deputado orador.

Boas notícias 

“Na última sexta-feira (2) acompanhei o deputado federal Giovani Cherini (PL), que entregou emenda parlamentar de R$1 milhão para custear o projeto arquitetônico do novo Hospital Santa Terezinha, que não será somente um projeto, mas sim um novo conceito em saúde pública pública. A outra boa notícia é a retomada dos voos regionais para a Capital da Amizade, sendo esta uma conquista da comunidade local e regional, em especial da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), presidida pelo empresário Fabio Vendrusculo”, ressaltou o deputado Paparico Bacchi.

Agradecimentos 

Paparico Bacchi agradeceu os 50 deputados que votaram favoráveis ao seu projeto de lei, em especial ao líder do governo, deputado Frederico Antunes (Progressistas), e aos deputados Sérgio Turra (Progressistas) e Any Ortiz (Cidadania), que emitiram pareceres favoráveis nas comissões de Constituição e Justiça e Assuntos Municipais, respectivamente.

Sobre Jairo Castro 

Membro da primeira turma de pilotos privados do Areoclube de Erechim, Jairo Gama de Castro nasceu em Erechim no dia 20 de março de 1925.  Morreu no dia 3 de outubro de 2008, aos 83 anos de idade.

Considerava o Aeroclube de Erechim o seu segundo lar e as aeronaves estavam entre as suas paixões, junto com a família, amigos e colegas de trabalho.

Entre proezas que realizou, segundo relato de familiares, foi pilotar aviões de pequeno porte do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Su, com duas horas de autonomia de combustível.

‘Pelos anos de instrutor, pelo amor que dedicou ao ocupar a presidência do Aeroclube de Erechim e pelo legado que deixou para gerações futuras, é possível afirmar que Jairo Castro escreveu seu nome nas estrelas”, destacou Paparico Bacchi em seu pronunciamento.

“Capitão Cansado, como era conhecido entre todos alunos da época, Jairo Castro foi o último dos moicanos. O amor não tem fronteiras e o céu é o limite”, finalizou o autor do Projeto de Lei nº12/2020, que agora segue para sanção do governador Eduardo Leite (PSDB).

Por Assessoria de Comunicação 

DeputadohomenagemJairo CastroPaparico Bacchi