PL que garante exames genéticos às mulheres é aprovado no plenário da Assembleia Legislativa

Proposição da Deputada Estadual Delegada Nadine busca diagnóstico prematuro para aumentar as chances de cura

As duras batalhas contra o câncer possuem diversos aliados. Dentre as ferramentas dispostas pela medicina estão os testes genéticos, exames realizados para atuar de maneira ainda mais preventiva à saúde das mulheres. No plenário, o PL 370/2023, da Deputada Estadual Delegada Nadine, foi aprovado nesta terça-feira (3). A proposição trata justamente da garantia destes procedimentos a mulheres com alto risco de câncer de mama e também de ovário no Rio Grande do Sul.

“O diagnóstico precoce significa menos custos com tratamentos mais agressivos e longos, além do principal: evitar o sofrimento para tantas mulheres e suas famílias”, declarou a Deputada Estadual Delegada Nadine. Foram diversas fases até a aprovação em plenário se estabelecer. Em outubro, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o texto teve resultado positivo na Comissão de Saúde. Agora parte para a sanção e, futuramente, pode integrar programa do Governo do Estado para ser mais uma ferramenta a auxiliar as mulheres.

União de forças contra o câncer

“Este projeto não é isolado. Ele é uma extensão de um trabalho que já vem sendo feito na Assembleia Legislativa, como a criação do Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama, de minha autoria também. Esse programa já visa melhorar a assistência, agilizar o diagnóstico e assegurar o tratamento necessário para as mulheres com câncer de mama. E agora, com a proposta do exame genético, estamos dando mais um passo importante na prevenção”, complementou a parlamentar.

Por Assessoria de Comunicação