Estudo que analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades coloca Erechim na 41ª posição entre as 100 melhores do Brasil para investir em negócios. O ranking de 2018 feito pela consultoria Urban Systems exclusivamente para a Revista Exame, considerou 42 indicadores nas áreas da saúde, educação, segurança, transporte, financeiro, infraestrutura e outros. Renda per capita, crescimento de MEI (microempreendedor individual), taxa de alfabetizados, gestão fiscal, frota de automóveis, homicídios, linhas rodoviárias, pavimentação e diversidade econômica estão entre eles.
No total de pontos somados pelas cidades num comparativo com o estudo anterior também foram classificadas as que melhoraram, pioraram, permaneceram na mesma posição e as que estrearam no ranking. Aqui está mais um ponto favorável na análise de Erechim onde a nota alcançada a coloca entre as que melhoraram no cenário nacional, mesma condição de Santa Cruz do Sul. Os outros seis municípios do Rio Grande do Sul que aparecem no estudo, incluindo Porto Alegre, foram classificados como os que pioraram.
As regiões Sul e Sudeste concentram as cidades mais promissoras do mapa brasileiro, com representação de 80%. Santa Catarina e Paraná figuram com nove municípios cada e o Rio Grande do Sul com oito, somando 26 cidades. Neste quinto ano do estudo para identificar as melhores com condições para investir, empreender e negociar, foram pesquisadas as que têm acima de 100 mil habitantes.