Perdas auditivas podem ocorrer desde o nascimento, alerta fonoaudióloga

Muitas pessoas sofrem com perdas auditivas ao longo da vida, mas somente com idade mais avançada buscam ajuda para solucionar o problema.

Em recente entrevista à Rádio Cultura e ao Jornal Boa Vista, a fonoaudióloga Cassiane Dalla Rosa, da Plena Centro Auditivo alertou que as perdas auditivas podem ocorrer em todas as fases da vida. A profissional chamou a atenção sobre a importância de incluir exames como audiometria na rotina das pessoas.

Segundo Cassiane Dalla Rosa os problemas auditivos podem ser diagnosticados em todas as fases da vida. “Graças ao teste da orelhinha, se consegue diagnosticar problemas auditivos desde o nascimento, e isso trouxe um ganho enorme de qualidade de vida às pessoas”.

Cassiane disse que associar aparelhos auditivos ao idoso é um erro. “Esse é o momento em que as pessoas aceitam colocar o aparelho, mas há comprovação científica de que quanto antes eu colocar o aparelho menos prejuízo vou ter”.

Para a fonoaudióloga, os pais devem ficar atentos aos sinais de que a criança não está ouvindo bem e orientou que depois dos cinco anos é importante que se faça uma avaliação. “A partir dessa idade já se consegue fazer uma audiometria que é um exame indolor, que a criança vai ter condições de dar respostas seguras e partir do diagnóstico se faz o acompanhamento”.

Cassiane Dalla Rosa afirmou que sinais como volume da televisão muito alto e falhas no desenvolvimento da fala devem ser observados. “Todos deveriam colocar a audiometria no seu check-up. Todo mundo tem uma rotina de exames, mas a audiometria só e procurada quando a pessoa não está mais ouvindo”.

A fonoaudióloga da Plena Centro Auditivo afirmou que atualmente os aparelhos podem ser personalizado para cada paciente. “As pessoas estão focadas no preço e nem sempre o aparelho mais caro é o que  melhor vai se adaptar ao seu caso. É preciso avaliar o paciente como um todo para oferecer a melhor solução”.

Sobre a Plena Centro Auditivo

A PLENA Centro Auditivo foi fundada em dezembro de 2018, pelas sócias Andreia Secco Araújo – Administradora e Cassiane Dalla Rosa – Responsável Técnica, e esta situada na Rua Porto Alegre, 134, Bairro Espirito Santo em Erechim.

Em sua sede conta com excelente estrutura e modernos equipamentos para prestar serviços nas áreas de audiologia clínica, ocupacional e comercio de aparelhos auditivos e acessórios.

A Plena Centro Auditivo trabalha com um conceito inovador conhecido como Coworking, onde profissionais prestam serviços em várias áreas, compartilhando o mesmo ambiente de trabalho e ideias, para proporcionar conforto e comodidade a seus paciente e clientes e oferece serviços de Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Consultoria em Saúde do Trabalho, Terapias Alternativas.

Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 54 3712 1488 ou whatsapp 54 99908-9478.

audiçãodestaqueplena