“Pedágios não” é o grito da população na audiência pública em Getúlio Vargas

Proposto pelo deputado Paparico Bacchi, o encontro reuniu lideranças de diferentes municípios de todo o estado contra a implantação das praças de cobrança

O presidente da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, deputado Paparico Bacchi, conduziu a audiência pública para discutir o Bloco 2 de Concessões Rodoviárias no Rio Grande do Sul.  A sessão foi realizada na noite de quinta-feira (22), na Accias de Getúlio Vargas, e reuniu autoridades, lideranças representativas, empresários e público em geral com o mesmo propósito: impedir a instalação das praças de pedágio nas rodovias estaduais.

O evento teve como principal pauta a exigência de que o governo estadual utilize os recursos das privatizações e reformas administrativas em obras de infraestrutura, sem onerar a população com novas praças de pedágio, em um contrato de concessão com duração prevista para três décadas.

(Foto: Emerson Heitor Carniel)

O deputado Paparico Bacchi reiterou a posição da Frente Parlamentar. “Pedágio é um aumento de carga tributária. Queremos que o governo faça as terceiras faixas e as duplicações com o recurso que eles querem dar de presente para as concessionárias. R$ 1,3 bilhão é muito dinheiro”.

Elevação do custo logístico, migração dos gaúchos para outros estados, diminuição da competitividade econômica e alta carga tributária são algumas das consequências que devem ser agravadas com a instalação dos pedágios.

A audiência pública também serviu de palco para que o representante do Movimento Pedágios Não, Loivo Dachery, apresentasse dados exorbitantes do quanto a população pagará de impostos e uma projeção do que pode ser feito somente com o recurso do aporte do executivo gaúcho.

O encontro contou com a presença dos prefeitos Pedro Paulo Prezotto (Getúlio Vargas) e Jurandi Perin (Casca), vice-prefeito de Sertão, Fernando Luís De Souza, presidente do Sindilojas Alto Uruguai e vice-presidente da Fecomércio, José Gelso Miola, presidente da CDL de Getúlio Vargas, Evandir Cecílio, presidente da Accias Getúlio Vargas, Paulo Roberto Galina, presidente da OAB Subseção Getúlio Vargas, Mariana Martinelli, vereadores, Suzi Teresinha Dos Santos (Getúlio Vargas), Felipe Paese (Nova Prata), Altacir Torres (Erebango), Cláudia Oliveira (Casca), Adriane Moresco (Ipiranga do Sul) e demais representantes organizacionais.

Por: Emerson Heitor Carniel – Ascom Deputado

destaque