A Expodireto Cotrijal segue com o compromisso de fortalecer a pecuária no Rio Grande do Sul. Por isso, a feira expandiu espaços e eventos destinados especificamente para os produtores de carne e de leite que visitarem o parque de exposições, em Não-Me-Toque, entre os dias 6 e 10 de março. Uma das novidades é que neste ano a feira receberá dois fóruns voltados para a pecuária: o 18º Fórum Estadual do Leite e o inédito Fórum da Carne Bovina.
Os panoramas da cadeia de carne
Pela primeira vez na história da feira, será realizado um evento focado na cadeia de carne. O Fórum da Carne Bovina, organizado pela Cotrijal e Instituto Desenvolve Pecuária, acontece na terça-feira (7), das 14h às 16h, no Auditório da Produção Animal.
“A proposta ampliar o espaço de discussão sobre a produção de carne e facilitar o acesso dos produtores a conteúdos de qualidade e oportunidades de relacionamento e troca de informação através dessa aproximação com o Instituto Desenvolve Pecuária” destaca Renne Granato, superintendente de Produção Animal e Novos Negócios da Cotrijal.
Com o tema “Visão contemporânea da pecuária de corte a partir de movimentos estratégicos da cadeia de produção”, o fórum traz três palestrantes para debater as incertezas que permeiam a pecuária e propor os melhores posicionamentos em relação ao negócio. Confira a lista de palestras:
- “O Agronegócio brasileiro: como se posicionar neste momento de instabilidade” – com Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura.
- “Os desafios e as alternativas de produção pecuária sustentável no Rio Grande do Sul” – com Domingos Antônio Velho Lopes, diretor vice-presidente da Farsul.
- “Mercado de Carbono e Oportunidades no Agro” – com Eduardo Brito Bastos, CEO da MyCarbon.
As oportunidades para o mercado de lácteos
Na quarta-feira (8) é a vez do leite roubar a cena na Expodireto. Das 8h30 às 11h45 os visitantes podem acompanhar os debates sobre a produção leiteira no 18º Fórum Estadual do Leite, promovido pela Cotrijal e CCGL, no Auditório Central.
“O mercado lácteo é complexo e atualmente vivemos tempos de incertezas devido aos desafios climáticos e elevados custos de produção. Por isso, é importante que o produtor participe do fórum e esteja à frente das inovações”, pontua Jair da Silva Mello, Gerente de Suprimento de Leite da CCGL.
Nesta edição, o fórum dá ênfase na gestão da propriedade e no uso de tecnologias para conectar o produtor à soluções que auxiliam no seu dia a dia, como indicadores da cadeia leiteira e dados para o gerenciamento de rebanho. Confira a lista de palestras:
- “Gestão da propriedade leiteira: o que os melhores fazem para ganhar dinheiro”” – com Christiano Nascif, diretor da Labor Rural.
- “SmartCoop: a revolução na gestão das propriedades de leite”” – com Larissa Zambiasi, produtora de leite CCGL e sucessora familiar.
- “Mercado de lácteos: o que esperar para 2023″” – com Andrés Padilla, especialista do Rabobank.
A produção animal em foco
Além dos fóruns, a feira conta também com diversos expositores que oferecem produtos e serviços para melhorias na produção, como variedades genéticas, equipamentos e novidades no manejo de animais. Na Casa da Produção Animal, é possível conhecer os benefícios da Cotrijal para os pecuaristas associados. Já a tradicional exposição de novilhas ocorre no pavilhão 5. E no pavilhão 7, além de encontrar a estrutura da Cotrijal Rações, os visitantes terão acesso à exposição de ovinos e novas variedades de bovinos, uma novidade da 23ª edição da Expodireto.