O Conselho do Prêmio Exportação RS reconhecerá 69 empresas na 51ª edição do mérito, que enaltece organizações com desempenho de destaque no cenário exportador. A cerimônia de premiação, que terá o maior número de vencedores da história da distinção, será realizada no dia 17 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre.
O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e Ufrgs.
A empresa erechinense Peccin, que conquistou espaço no mercado internacional principalmente após emplacar o Trento como seu principal produto, será premiada como destaque no setor industrial. Este já é o terceiro prêmio consecutivo da companhia.
Além da Peccin outras 68 empresas serão agraciadas com o prêmio em diversos segmentos: economia criativa, indústria, agro, serviços de suporte à exportação, pequeno desbravador internacional, inovação e tecnologia, empresas comerciais exportadoras e trading companies e branding internacional.