A direção Creral recepcionou na terça-feira, dia 06, no canteiro de obras da PCH Santo Cristo que está sendo construída em Lages-SC, autoridades e líderes empresariais do município. A visita técnica foi articulada pelo procurador da república, Nazareno Wolff, destacando que devido à distância da cidade, as pessoas não tem ideia do empreendimento que está em construção. “Sendo atualmente o maior investimento privado atual no município de Lages na ordem de R$ 180 milhões, por isso é importante mostrar às lideranças e a sociedade o que está sendo feito”, esclareceu o procurador Nazareno.
A PCH Santo Cristo, está localizada no rio Pelotinhas, entre os municípios de Capão Alto e Lages. A potência instalada será de 19,5 MW, volume de energia para atender 31 mil famílias. Durante o período de obras serão gerados 300 empregos diretos, e a maior parte dos insumos para a construção estão sendo adquiridos no estado catarinense que disponibiliza de um grande parque industrial no setor de geração de energia.
O presidente da CRERAL, João Alderi do Prado, destacou que o investimento em PCHs em Santa Catarina, se dá principalmente pela abundância de recursos hídricos, a capacidade dos órgãos de licenciamento agirem de forma rápida, conforme a legislação preconiza e o apoio do poder público nas estruturas complementares para tornar possíveis os investimentos, como exemplo a construção de subestações na região para escoar a energia gerada.
No estado catarinense a Creral já opera duas usinas, uma em Campos Novos e outra em Iomerê, além da PCH Santo Cristo também está construindo a CGH Videira, em Videira, e já tem licença para construir mais duas usinas no rio Lava Tudo, a PCH Malacara em Painel e PCH Gamba em São Joaquim.
Por assessoria de comunicação