Paulo Dias Fernandes: Vida e Obras “Atrás do Vidro”

Paulo Dias Fernandes foi o médico escolhido para inaugurar a exposição “Atrás do Vidro” – História da Saúde em Fatos, Fotos, Equipamentos e Instrumentais, um novo projeto cultural promovido pelo curso de Medicina da URI, por meio do programa Green Free Spaces for Medicine. O projeto conta com a parceria do CAMED – Centro Acadêmico de Medicina – e do grupo de pesquisa e extensão PAHMIS – Patrimônio Histórico Material e Imaterial em Saúde. Ao longo de 2025, serão realizadas mini exposições temáticas.

(A primeira mostra traz um pouco da história de Paulo Dias Fernandes – Foto: Ascom URI)

“Atrás do Vidro” tem como objetivos estimular o desenvolvimento de habilidades de apreciação (observação) e reflexão, promover a integração, o diálogo e a socialização entre universitários de diferentes períodos do curso de Medicina e seus professores, além de apresentar a história da saúde na região norte do Alto Uruguai e compartilhar conhecimentos sobre memória e história em saúde com os visitantes.

Mensalmente, serão apresentadas exposições enfocando o patrimônio cultural em saúde da região norte do Rio Grande do Sul, com base em investigações desenvolvidas por estudantes e professores de Medicina.

A primeira mostra traz um pouco da história de Paulo Dias Fernandes, que, além de médico otorrinolaringologista, foi escritor e chegou a compor crônicas em parceria com Jorge Amado. Instrumentos médicos utilizados por ele e algumas de suas obras literárias estão expostos na vitrine especial, no hall de entrada do Curso de Medicina, no prédio 10.

Por: Comunicação Social URI Erechim

destaque