Beleza, equilíbrio, concentração, expressão, superação, resistência, dedicação. Essas são algumas palavras que podem resumir a prática da Patinação Artística, uma das oficinas oferecidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Gaurama.
O projeto completa 5 anos em junho. Atualmente atende 40 crianças/adolescentes que tiveram encaminhamento através do CRAS, do Conselho Tutelar , procura espontânea, busca ativa ou por encaminhamentos via rede das demais políticas públicas desenvolvidas pelo município. É realizado pela Técnica e professora de Educação Física, Ana Elisa Campos e pela assistente social Eliane de David.
A cada ano, a procura pelo esporte vem aumentando pela qualidade das apresentações e pelos benefícios oferecidos, pois desenvolve a coordenação motora, organização, disciplina, e, principalmente, a autoestima. As atividades culturais de Patinação possuem movimentos com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.
A professora Ana Elisa Campos, afirma que o esporte proporciona a integração social, desenvolve a confiança coletiva e habilidades motoras imprescindíveis para um desenvolvimento integral do indivíduo.
“A patinação traz grandes aprendizados, seja para quem assiste ou para quem participa. Cair não significa o fim e sim, um novo impulso para levantar e seguir em frente. Todos os programas que são oferecidos pelo nosso município visam a construção de uma sociedade mais igualitária e as ações são tomadas em conjunto por pessoas que estão comprometidas com este projeto. O sucesso dessa oficina é um exemplo desta ação conjunta”, afirma o prefeito Leandro Márcio Puton.
A oficina de patinação artística é realizada todas as quintas-feiras, nos horários da manhã e tarde. Os participantes possuem entre 5 e 18 anos de idade. O CRAS de Gaurama está à disposição para oferecer todas as informações.