O mês de janeiro foi o mais violento da história em Passo Fundo. O ano começou com muitos assassinatos na cidade, deixando as autoridades em alerta no município. Conforme informações da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) foram nove mortes violentas no mês, sendo oito homicídios e um feminicídio.
A cidade nunca registrou um mês de janeiro tão violento como neste início de 2024. O último janeiro que havia registrado tantos assassinatos foi no ano de 2017, quando foram seis homicídios em um latrocínio. Para nível de comparação com os últimos anos, em 2022 foram dois homicídios com três vítimas e 2023, três homicídios, registrados no mesmo período do ano.
De acordo com a delegacia, mesmo sendo um número expressivo de mortes para o tamanho da cidade, nenhum dos assassinatos tem relação entre si. O que se destaca é o perfil das vítimas, na maioria dos casos, usuários de drogas ou envolvidos com o tráfico. Embora sejam crimes recentes, em que as investigações ainda se encontram em andamento, a delegacia de homicídios já possui mais da metade dos crimes com a autoria elucidada.
O número elevado de assassinatos impacta diretamente no trabalho de investigação, isso porque o acúmulo de ocorrência gera sobrecarga de trabalho. Desse modo, a delegacia de Passo Fundo recebeu nesta semana o aparte de dois policiais que vieram da região de Soledade para auxiliar nas investigações e elucidação dos crimes.
Fonte: Rádio Uirapuru