Cinco partidos anunciaram a formação de um bloco para atuação conjunta na Câmara dos Deputados. O grupo totaliza 142 parlamentares e será o maior da Casa.
Formado por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, o bloco reúne partidos aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e partidos que haviam declarado independência ou sinalizado oposição.
O anúncio da formação do bloco foi feito nesta quarta-feira (29).
Os blocos parlamentares são formados por dois ou mais partidos para atuar conjuntamente na Câmara. Têm líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.
O deputado federal Fábio Macedo (Podemos-MA) foi escolhido como líder do bloco consolidado. “Unimos as lideranças dos partidos para juntos seguirmos defendendo e levantando as bandeiras programáticas como a independência do parlamento, a despolarização política, a busca por consensos, a defesa da democracia e o desenvolvimento do Brasil.
Os cinco partidos que formam o bloco já estavam unidos desde 1º de fevereiro para a reeleição de Lira à presidência da Casa. Na ocasião, outros 15 partidos — individuais ou unidos em federações partidárias — também estavam na composição.
Com o passar dos dias, essas siglas foram deixando o grupo, que agora reúne somente MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC.