Por muito tempo, o Parque da ACCIE e o Polo de Cultura foram chamados por muitos erechinenses de “elefante branco”. O local, apesar de sua estrutura impressionante, era visto dessa forma por ficar subutilizado ao longo do ano, recebendo apenas eventos pontuais, como a Frinape (a cada dois anos), o Rally e algumas edições do Prata da Casa.
Nos últimos anos, no entanto, o Polo de Cultura ganhou nova vida, tornando-se um espaço dinâmico e movimentado. Eventos como o Acampamento Farroupilha, a Construir, a primeira Expo Erechim, o Centro de Inovações e Tecnologia (CIT), o Festival de Dança, a Churrascada do Mané e a Oktoberfest, entre outros, transformaram o local em um ponto central da cultura e da economia da região.
Para 2025, a agenda promete ser ainda mais intensa, com uma programação repleta de atrações para todos os públicos. Confira os principais eventos já confirmados:
- 14/03: Lançamento da Expo Erechim
- 26/03: Prata da Casa
- 26/03: Churrascada do Mané e Aniversário da ACCIE
- 04/04: Inauguração da Calçada da Fama
- 10/04: Palestra com Rafael Sóbis (promovida pela ACCIE Jovem)
- 22 a 25/04: Rally
- 27/06: Show nacional com Armandinho
- 04/07: Premiação às Empresas Destaque da Economia de Erechim
- 27 a 31/08: Festival de Dança de Erechim
- 04/09: Prata da Casa
- 17 e 18/10: Oktoberfest
- 20 a 23/10: Expo Erechim
Além desses eventos, o Polo de Cultura continuará abrigando atividades do CIT e iniciativas das empresas associadas à ACCIE ao longo de todo o ano. O que antes era visto como um “elefante branco” hoje se consolida como um espaço essencial para o desenvolvimento cultural, social e econômico de Erechim.
Por: Egídio Lazzarotto – Jornal Boa Vista