Palestra sobre Direito Imobiliário Extrajudicial encerra Fórum do Direito da URI 

Exposição de trabalhos também marcou a realização do Fórum do Direito. Fotos divulgação URI

 

 

Com a conferência sobre o Direito Imobiliário Extrajudicial, ministrada pelo Registrador de Imóveis do Rio Grande do Sul, Marcos Costa Salomão, encerrou na quinta-feira, 19, a programação do XXXI Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, promovido pelo Curso de Direito da URI.

O palestrante apresentou a amplitude do Direito Civil e a importância da desjudicialização para a resolução dos problemas, compartilhando suas experiências sobre os desafios diários enfrentados de maneira divertida, os quais permitiram uma visão aprofundada sobre como as leis são aplicadas no dia a dia das transações imobiliárias.

Nesse sentido, trouxe como o Cartório tornou-se peça chave para resolução de conflitos de forma célere, mostrando a necessidade do Direito Imobiliário. Disse que o Direito Imobiliário é importantíssimo pois anda lado a lado com o Direito de Família e citou como exemplo a partilha de bens, frisando, ainda, a questão da falta de empreendimento imobiliário.

Destacou, igualmente, as estratégias ou procedimentos especiais do registro do imóvel, os cuidados com a compra do bem e a importância das informações contidas na matrícula do imóvel.

A palestra foi enriquecida pelas vivências práticas do palestrante, que possui mais de 500 mil seguidores nas redes sociais. Trouxe exemplos reais do dia a dia no Direito Imobiliário que proporcionaram uma compreensão mais profunda dos desafios e soluções encontrados no setor, tornando o conteúdo mais acessível e aplicável para os profissionais e estudantes, ilustrando a importância do conhecimento jurídico aliado à prática no sucesso das transações imobiliárias.

Na última noite do evento, também foram apresentados em plenárias oito trabalhos completos, mais 30 resumos expandidos apresentados em forma de pôster. Os trabalhos foram realizados observando as linhas de pesquisa do Curso: Estado Democrático de Direito, Sociedade, Indivíduos e Instituições de Direito Público, Instituições de Direito Privado e Sociedade Civil, Sistemas Jurídico-Penais, Violência, Segurança Pública e Solução de Conflitos.