Palestra com arqueóloga inicia Semana Acadêmica de Geografia

Evento na UFFS segue até sexta-feira; acadêmicos apresentarão pesquisas desenvolvidas no curso

Começou nesta segunda-feira (27) a oitava edição da Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. O evento, que segue até sexta-feira, tem na programação palestras, oficinas e minicursos. Ontem à noite, a abertura das atividades foi feita com uma palestra da professora Mirian Carbonera, da Unochapecó.

Mirian, que é arqueóloga, abordou a importância da pesquisa de campo em diferentes investigações. A proposta da palestra dialoga com um dos pilares da Semana Acadêmica desde ano, que destaca a articulação entre ensino, pesquisa e extensão no contexto da geografia.

“A arqueologia é extremamente interdisciplinar e dialoga com diferentes ciências. Ela contribui para o conhecimento do passado humano e revela os paleoambientes”, disse Mirian. “A partir destes pontos podemos notar o vínculo com a geografia, principalmente com as disciplinas de biogeografia e paleontologia. E aí as atividades de campo colaboram nesta intenção.”

Pesquisadora atuante em programas de pós-graduação da Unochapecó, Mirian possui forte ligação com a UFFS, principalmente a partir do Campus Chapecó. “Há um diálogo entre as instituições que acredito ser superpositivo. Desde que a UFFS foi criada, há essa aproximação. Fizemos um convênio guarda-chuva prevendo ações conjuntas. É uma via de mão dupla, uma relação muito frutífera”, disse a pesquisadora.

Evento dá visibilidade à produção acadêmica

De acordo com Alana Rigo Deon, professora que está organizando o evento com os alunos, a ideia da Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia é dar visibilidade às atividades que são desenvolvidas. “E também integrar a comunidade acadêmica para dialogar, para saber o que a gente produz aqui e como isso chega na sociedade, nas escolas, enfim, na comunidade”, destaca a docente da UFFS.

Os acadêmicos do curso inscreveram trabalhos que passaram por um comitê científico. As produções serão apresentadas no decorrer do evento. “A ideia é mostrar o que os alunos estão produzindo. Depois, esses trabalhos serão publicados na plataforma do site da UFFS”, diz Alana.

“Estamos discutindo este evento desde o início do semestre. Nos reunimos semanalmente para discutir o tema, que sempre parte do que os alunos querem”, fala a professora. “Fizemos também um pedágio solidário, vendemos roupas, livros, etc. Tudo para adquirir fundos para a realização do evento. Agradecemos à comunidade erechinense que colaborou neste sentido.”

A programação da Semana Acadêmica de Geografia da UFFS pode ser acessada em http://twixar.me/hFhn.