A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) está com seleção aberta para novos alunos que tenham entre 10 e 14 anos. São 50 vagas para o módulo iniciante. Interessados podem fazer inscrição gratuitamente até o dia 10 de novembro no site.
“O ensino da música está voltado para uma formação de excelência”, afirma a presidente da OJRS, Carla Zitto, sobre o projeto.
Ela destaca que a ideia é que o jovem “fique no projeto o maior tempo possível” e que a “caminhada de formação está alinhada com escolaridade”.
Por isso, para participar do processo seletivo, os alunos devem estar matriculados e frequentando aulas no turno da manhã em escolas da rede pública ou particular (com bolsa de estudos) e com renda familiar mensal de até três salários mínimos. As aulas ocorrem à tarde.
“Muitos dos nossos alunos seguiram estudando música e hoje trabalham conosco, num projeto que incentiva o ensino, promove a inclusão pela música e abre novos horizontes a centenas de crianças”, afirma Carla. Ela destaca que o limite de idade para os estudantes permanecerem no projeto é 24 anos, mas lembra que alguns continuam como professores.
A seleção terá quatro etapas: inscrição, pré-seleção, oficinas de musicalização e curso de formação musical. Os jovens selecionados receberão material pedagógico, instrumentos musicais, uniforme, lanche e transporte. As aulas, que acontecem na Fundação Pão dos Pobres, têm previsão de começar na metade de janeiro de 2023.
O projeto nasceu em 2009, e tem 13 anos de atuação com foco na formação musical voltada a crianças e adolescentes de baixa renda. Atualmente, são 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados.
A orquestra é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcriança), além de patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Fonte: G1