Erechim, pela importância recebida da classe política, por vezes parece uma vila deserta em um canto remoto do mapa. Já li ou ouvi certa vez, que melhor seria pertencermos a Santa Catarina, já que o Estado frequentemente parece terminar em Passo Fundo.
A prova prática disso está escancarada em todos os meios de comunicação com a manchete “Em nova etapa do Avançar no Turismo, Estado anuncia investimento de R$ 65,9 milhões para parques urbanos”. Com estes recursos foram contempladas as cidades de Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Viamão.
A ausência de Erechim nesta lista acontece justamente quando o departamento de Turismo é absorvido pela secretaria de Desenvolvimento Econômico que é do PSDB, mesmo partido do governo do Estado e no momento exato em que o município discute a criação de, pelo menos, dois parques municipais.
Alguns creditam a ausência de investimento na Capital da Amizade à falta de projetos. Se não foram elaborados os projetos, mesmo havendo recursos, a falha foi local e de competência. Se existem projetos e não foram contemplados, faltou força política, faltou influência, faltou alguém bater na mesa e lembrar que Erechim não é a vila deserta que muitos pensam.
Passo Fundo que tem Mateus Wesp como deputado estadual eleito, foi contemplado com recursos para dois projetos que giram na casa dos R$ 11 milhões. Não adianta! Erechim não tem deputado e discurso vazio de que determinado político foi eleito pela região não passa de conversa mole para boi dormir.
Onde estava o deputado Gilberto Capoani (MDB) que fez 2865 votos em Erechim, a Any Ortiz (Cidadania) que alcançou 1827 votos, o Paparico (PL) que fez 1600 votos, o Ruy Irigaray (PSL) que teve 1515 votos, Luciano Zucco (PSL) que fez 1027 votos, Fabio Ostermann (Novo) que fez 964 votos, o Mateus Wesp (PSDB) que fez 602 votos, o Airton Lima (PR) que cooptou 549 eleitores, a Luciana Genro que fez 547, o Sergio Turra que teve 542 votos, o Vilmar Zanchin que fez 480 e outros tantos que fizeram votos na Capital da Amizade e que não lutaram para incluir Erechim no mapa de investimentos do Avançar no Turismo?
Nesta eleição certamente veremos mais uma vez, prefeitos, vereadores, lideranças e pseudo-lideranças andando de braços dados com candidatos forasteiros. Cabe a você eleitor dizer que POLÍTICOS FORASTEIROS NÃO SÃO BEM VINDOS EM SOLO BOTA AMARELA.