Um forte temporal de granizo atingiu o município de Sananduva, no Norte do Rio Grande do Sul, na região de Lagoa Vermelha, no começo da tarde desta terça-feira. A tempestade severa se deu por volta das 13h30 e afetou principalmente localidades da zona rural do município. As pedras de gelo caíram em grande quantidade e tiveram tamanho médio a grande em alguns pontos. Moradores da zona rural de Sananduva registraram em fotos e vídeos o forte temporal do começo da tarde e recolheram as pedras de gelo que chegaram a ter o tamanho de limões.
O temporal causou estragos em áreas de culturas de verão, fruticultura, hortaliças e outras, na região de São Domingos, interior de Sananduva. Áreas de lavoura de soja tiveram estragos significativos.
O forte temporal de granizo se deu a partir de uma supercélula de tempestade que se formou no final da manhã e no começo da tarde em setores mais a Noroeste dos Campos de Cima da Serra a partir do aquecimento diurno e o ingresso de umidade com um centro de baixa pressão que se desloca do Nordeste da Argentina. A temperatura no começo da tarde desta terça chegou a 28,4ºC em Lagoa Vermelha, elevada se considerada a altitude do município. Com a temperatura muito alta, o cenário se tornou propício para a formação da instabilidade. A imagem de satélite mostrava nuvens muito carregadas na região.
Conforme alerta de tempestades da MetSul, é alta a probabilidade de temporais no deslocamento da instabilidade pelo Sul do Brasil hoje e amanhã assim como quando chegar em São Paulo.
Fotos Edilson Guzzo
Fonte Metsul