Em entrevista no Programa Cultura News com Gabriela Roncato que é Gerente de Marketing da Olfar e Priscila da Paz Vieira Coordenadora de ESG da Olfar foi divulgado o Pedágio da Sustentabilidade que será realizado em Erechim neste domingo dia 29 das 15h às 18hs na Praça Prefeito Jayme Lago.
Este é o 3º pedágio da sustentabilidade que a Olfar realiza. Gabriela Roncato lembrou que quando a gente pensa em sustentabilidade, qual é a primeira ideia que vem na mente? Muitos responderão que é a apenas a reciclagem do lixo, mas ao observar o projeto da Olfar, constatamos que vai muito além da reciclagem.
A Coordenadora de ESG Priscila da Paz Vieira, disse que quando se fala em sustentabilidade, estamos falando em sobrevivência de nós mesmos. “Dentro da perspectiva da sustentabilidade, dizemos que presente e futuro queremos para as nossas gerações. Como queremos viver hoje? E como estamos deixando esse espaço que estamos ocupando, adequado para que as futuras gerações possam ter também as suas próprias necessidades atendidas? Então é essa reflexão, essa é a perspectiva que faremos nesse domingo no 3º Pedágio da Sustentabilidade Olfar.” Pontuou Priscila.
A programação do domingo será a partir das 15h e o grande objetivo é que esse evento impacte a transformar as ações promovendo a sustentabilidade, fortalecendo laços com a comunidade. Por esse motivo a presença de todos é importante. A diferença será feita em pequenas ações junto a Praça, mas também pode ser realizada em cada casa, quando diminuímos o número de sacolas que utilizamos ao retornar do supermercado, prestar atenção no tempo de banho e reduzir a quantidade de água utilizada, podemos ser conscientes quando vamos as compras e evitar embalagens plásticas ou aquelas que tem o uso único, adotar estratégias de boas convivências com os familiares, com colegas de trabalho, isso também é sustentabilidade e é falar de ESG (environmental, social and Governance) ou Meio Ambiente, Social e Governança. Neste domingo teremos a oportunidade de conhecer a diversidade de iniciativas que acontecem aqui em Erechim e trazem uma reflexão sobre a sustentabilidade.
Na praça será feito pela Químia a coleta de eletrônicos e pilhas. A Olfar estará com o setor de reflorestamento fazendo uma demonstração de como é realizado o reflorestamento e como a empresa produz a sua própria energia. A população poderá conhecer também como é o processo de fabricação do biodiesel que é um combustível sustentável. Já o setor de meio ambiente da empresa estará presente para demonstrar as etapas do tratamento de efluentes. Os demais parceiros da Olfar estarão presentes: a URI vai levar o laboratório de solos, o SESI apresentará dicas nutricionais com o reaproveitamento de alimentos e atividades laborais, O IFFRS (Instituto Federal) levará o seu protótipo de carro eficiente e o Curso de Moda fará uma exposição de roupas com materiais recicláveis. O Instituto Crescer que é um projeto social fará apresentação musical com dois grupos de crianças, de gaita e patinação. A UFFS com a Engetec Junior apresentará projetos de soluções ambientais e reaproveitamento de resíduos. A UNIMED fará aferição de pressão arterial, dicas nutricionais de saúde e bem estar. O Grupo de Escoteiros Tupinambás realizará atividades de jogos com itens recicláveis. Departamento de Trânsito do Município estará presente com a Escolinha do Trânsito. O Sicredi levará o carro elétrico para demonstração e colocará a disposição de todos uma linha de crédito que se chama Linha Verde para compra de carro elétrico. O SEBRAE apresentará alguns projetos inovadores. A PATRAM fará exposição de animais empalhados e a ervateira Rei Verde distribuirá água quente e erva mate para o chimarrão e tudo isso com o apoio da Prefeitura Municipal.
Conforme Priscila da Paz Vieira, são 5 Ps da sustentabilidade e o primeiro P é o do Planeta, mas temos outros 4, a sustentabilidade existe para as Pessoas (garantir oportunidades, inclusão social), o outro P é o da Paz entre as pessoas, temos também o P da Prosperidade (como as empresas surgem e geram emprego e renda) e por último o P da Parceria (ela é que resume esse encontro do domingo). Além das pessoas presentes, aqueles que estiverem circulando de carro pelo entorno serão convidados a conhecer o projeto da sustentabilidade e ganharão um brinde, ou seja uma muda de árvore nativa da nossa região que vem de uma parceria com o Consórcio Itá.
As crianças serão recepcionadas com atividades recreativas, brinquedos infláveis. Uma ótima oportunidade para fazermos a diferença. Mostrar a nossa preocupação com o nosso entorno com as pessoas e o planeta.
Por Edson Machado