Uma importante conquista para Erechim começa a se concretizar: as obras que devem resolver os históricos problemas de abastecimento de água nos bairros Progresso, Poletto e Cristo Rei tiveram início com uma semana de antecedência ao cronograma oficial. A antecipação é resultado direto da atuação firme e articulada da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), que junto com os moradores, vem liderando as tratativas junto à Aegea/Corsan em defesa dos interesses da população.
Após anos de dificuldades enfrentadas pelos moradores dessas regiões — marcadas por interrupções frequentes no fornecimento de água — a AGER intensificou as ações e promoveu, na última semana, uma reunião decisiva com líderes comunitários e representantes da empresa que realiza o abastecimento de água. Na ocasião, a Agência Reguladora questionou a demora na execução das obras, cobrando uma solução urgente para o problema.
Durante o encontro, a Aegea/Corsan informou que o início das obras estava condicionado à construção de uma nova adutora, necessária para abastecer a caixa d’água localizada na Rua Polônia. Mesmo com a previsão oficial de início para o dia 1º de agosto, a AGER foi surpreendida positivamente nesta quarta-feira (17) com a confirmação, por parte do coordenador regional da Corsan, Márcio Tochetto, de que os trabalhos já foram iniciados.
As equipes já estão mobilizadas e transportando materiais e equipamentos para os locais das intervenções, o que representa um avanço significativo e uma resposta concreta à mobilização da comunidade e à atuação eficaz da AGER. Segundo o diretor-presidente substituto da AGER, Edgar Radeski, a previsão de conclusão das obras é de 90 a 120 dias. A expectativa é de que, ao final desse período, a população finalmente tenha acesso a um sistema de abastecimento regular e eficiente, colocando fim a uma longa trajetória de transtornos e incertezas.
Na próxima semana, representantes das comunidades afetadas irão acompanhar, junto à equipe da AGER, o andamento dos trabalhos nos locais. A antecipação das obras é celebrada como uma vitória coletiva, mas sobretudo como resultado do compromisso e da ação contundente da AGER na mediação e fiscalização de serviços essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos.
Por Comunicação PME