Uma espera de mais de 50 anos deve sair do papel, na ERS-211. A ponte entre os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta começou a ser construída, no norte do Estado. A expectativa é de que as obras sejam concluídas no início de 2024.
Conforme o prefeito de Campinas do Sul, Sérgio Battisti, o interesse na obra é regional. A cidade fica a 124 quilômetros de Passo Fundo e hoje só tem acesso asfáltico por Erechim. O prefeito explica que essa é uma das maiores obras sendo executadas do Norte do Rio Grande do Sul. O projeto tem um investimento de mais de R$ 23 milhões e foi realizado pelo município com o auxílio de recursos federais e estaduais.
O cronograma da obra está adiantada, com todos os pilares fora da água. Essa parte estava prevista para ficar pronta somente em agosto, mas já está concluída. De acordo com Battisti, a mudança no Governo Federal acabou atrasando a vistoria técnica, que aconteceu somente no início de julho. A vistoria já foi encaminhada ao ministério responsável e agora a expectativa é pela retomada da obra, que está paralisada no momento.
O prefeito garante que tudo está dentro da normalidade e seguindo conforme o previsto no projeto e tranquiliza a população que passa pelo local. A ponte terá 245 metros de cumprimento e ligará duas importantes regiões que foram separadas pela barragem do Rio Passo Fundo. Atualmente a única forma de travessia da barragem é através de uma balsa, que custa R$ 34,00 para veículos de passeio. Desse modo, a ponte vai encurtar a distância entre Campinas do Sul e Passo Fundo e gerar economia para os motoristas que utilizam o trecho.
Fonte: Rádio Uirapuru