Dentro das atividades que serão desenvolvidas na abertura oficial do Festival de Teatro de Erechim Âmbito Estadual, que acontece nesta segunda-feira, 10, a partir das 19h no palco do Centro Cultural 25 de Julho, acontece a apresentação da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, da Cia Teatral Era Uma vez, do município de Rio Grande e direção de Marlon Britto
O Festival acontece de 10 a 15, numa realização do município, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, com o apoio do Instituto Estadual de Artes Cênicas, Fecomércio e SESC.
Os ingressos para todas as apresentações serão distribuídos gratuitamente e limitados em duas unidades por pessoa, devendo ser retirados no Departamento de Cultura, Esporte e Turismo, das 7h30 às 13h30, localizado na Avenida Pedro Pinto de Souza, 100, junto ao Arquivo Histórico Municipal.
Sinopse da peça:
O temperamento do gato malhado não era dos melhores. Sua fama de encrenqueiro era tanta que, quando ele aparecia na fazenda, todos fugiam, o papagaio, dona Andorildes, a vaca. Até as flores se fechavam à sua passagem.
Todos gostavam de fazer fofocas e intrigas sobre o gato. Só a Coruja era sua amiga. Porém, ele não sabia é que havia alguém que não tinha nem um pouco de medo dele e admirava sua personalidade e seu jeito. A bela Andorinha Sinhá, que começa a ter ideias avançadas sobre a sociedade dos animais da fazenda.
Com grande lirismo, a história do amor de um gato mau por uma adorável andorinha assume o tom fabular dos contos infanto-juvenis. Além de se transformar em um improvável caso de paixão, a narrativa mostra como duas criaturas bem diferentes podem não apenas conviver em paz como mudar a maneira de ver o mundo.
Inspirado no texto de Jorge Amado, direção e adaptação Marlon Britto.
As apresentações continuam na terça-feira, 11, a partir das 9h, com a peça adulta “Como matar um playboy”, do Grupo Teatral Selenita, com direção de José Cláudio Grando do município de Maximiliano de Almeida. Á tarde, às 14h30 acontece a peça “Revolta dos Brinquedos” do Grupo Teatral 19 de Março de Paim Filho, tendo na direção Fernanda Rodrigues Chaves.
Encerrando os trabalhos do dia, às 19h30 é a vez do espetáculo adulto “Leonce e Lena” do Grupo de Teatro Coadjuvantes do município de Charqueadas com direção de Eduardo Arruda. As apresentações seguem até o sábado, 15, momento em que também acontecerá a cerimônia de premiação.