O desafio da Semana de Provas da URI Erechim: vivências de Formação Integral

A semana de provas do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI Erechim é uma estratégia psicopedagógica desenvolvida com o objetivo de preparar o aluno para momentos desafiadores, como Enem e Vestibulares. Durante uma semana os alunos fazem duas provas por dia, tendo reforço das disciplinas mais difíceis na tarde que antecede a prova. No dia da avaliação, somente é possível levar lápis, caneta, borracha, lanche, água e RG. Os lugares são sorteados e os alunos precisam chegar cedo para verificar qual será sua sala, em cada um dos dias. Este se torna um dos momentos mais marcantes para todos na escola, já que exige do aluno não somente o conhecimento, mas controle emocional para conseguir colocar no papel o que sabe.

Em um mundo cheio de estímulos e desafios, ensinar crianças e adolescentes a lidarem com as emoções é essencial. Por isso, além de investir em orientações e dicas de estudo, mostrando os vários caminhos de acesso ao conteúdo e formas diversas para estudar, a URI também oportuniza momentos de autoconhecimento, reflexões e fortalecimento das potencialidades pessoais voltadas para o controle emocional. Um desses momentos ocorreu com a parceria da ESCOLA ARTE E MOVIMENTO que na manhã desta segunda-feira, 12, realizou uma vivência de yoga para cada uma das três turmas do 1º ano do Ensino Médio, pois para esses alunos, será a primeira vez que participarão dessa atividade. Essa atividade foi realizada no Itinerário Formativo de Projeto de Vida, ministrado pela psicóloga Gislaine Pereira.

A professora Juara Zen da Silva afirma que “o yoga contribui com o reconhecimento dos sentimentos, oportunizando que os alunos alcancem a calma em momentos de ansiedade e desenvolvam mais concentração e confiança. Além disso, o yoga estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que crianças e adolescentes explorem suas capacidades de forma segura e encorajadora”.

Os alunos avaliaram a experiência como positiva, conforme relatos. Luiza Menegon Ronsoni e Júlia Batista Garbuglio disseram: “Hoje tivemos uma experiência muito legal com a turma. Passamos por um momento de reflexão e tranquilidade, algo que irá nos ajudar muito com a ansiedade pré-provas. Esperamos ter mais momentos como esse no transcorrer do ano”.

Vanessa Biazi Mecca ressaltou que “a aula do Itinerário Formativo Projeto de Vida aconteceu de um jeito diferente. Os alunos tiveram a experiência de uma aula de yoga e meditação com exercícios físicos e emocionais, oportunizando relaxamento e ensinando como a respiração pode contribuir no controle das emoções. Esse momento foi importante porque trouxe calmaria para o resto da semana que terá muitos desafios”.

As alunas Valentine Bianca da Silveira Capra e Mariana Dalla Rosa da Silva, completaram: “A vivência foi uma experiência muito interessante e relaxante. Foi muito útil, pois é essencial para que a gente saiba como agir em momentos de ansiedade e pressão. Por isso, agradecemos a oportunidade proporcionada pela Escola”.

Por Assessoria de Comunicação

uri