Nesta segunda-feira, 27, o Pólo de Cultura – Accie, em Erechim, foi palco de capacitação regional para os novos conselheiros tutelares (e suplentes) que assumem em janeiro de 2024, por um período de quatro anos. O evento foi organizado e subsidiado (sem custos para os municípios) pela Escola da AMAU, em parceria com o Ministério Público e CREAS Erechim. Foram 352 inscrições de 30 municípios do Alto Uruguai.
As autoridades presentes na abertura do evento foram o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, o deputado estadual, Elizandro Sabino; representando a ACCIE. Fábio Vendruscolo; Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Daniel Barbosa Fernandes; e a secretária adjunta de Assistência Social de Erechim, Cristiane Rodrigues.
Todos os discursos, forma na mesma linha, da importância dos conselheiros tutelares para os municípios na defesa dos diretos da criança e do adolescente.
O presidente da AMAU, Marcelo Arruda enfatizou que “precisamos trabalhar de forma unida, para os resultados aparecerem na ponta. Municípios, Ministério Público e Conselheiros tem os mesmos objetivos e precisamos constantemente fortalecer essa rede de proteção as crianças e adolescentes”.
Arruda ressaltou as grandes dificuldades que os municípios passam, com queda de arrecadação, problemas climáticos, o que desafia constantemente os gestores: “por essa questão a AMAU decidiu bancar essa qualificação, o que gerou em torno de R$ 200 mil de economia aos 30 municípios do Alto Uruguai”.
O primeiro painel da manhã foi “o papel do Conselho Tutelar”, com o deputado estadual, Elizandro Sabino, que foi duas vezes conselheiro tutelar em Porto Alegre e atual presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente da Assembleia
Legislativa.
Na sequência, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude, da Comarca De Erechim, Daniel Barbosa Fernandes palestrou sobre as atribuições legais e questões práticas ao trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares.
Na parte da tarde, a Coordenadora do CREAS Erechim, Cláudia Pires, abordou “a intersetorialidade e o papel do Conselho Tutelar na garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente”.
Por Ascom