Novo modelo de coleta de resíduos sólidos é apresentado em audiência pública em Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, comentou sobre a audiência pública realizada nesta semana para discutir um novo modelo de coleta de lixo na cidade. O estudo, desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), propõe mudanças significativas no sistema atual. Durante o evento, foi apresentado um plano que prevê a instalação de contêineres em pontos estratégicos da cidade e a adoção de práticas de limpeza permanente.

Polis destacou que haverá uma consulta pública para receber sugestões e implementar ajustes necessários. “O mundo ideal é aquele que precisamos perseguir, como o modelo adotado na Europa e nos Estados Unidos, mas precisamos considerar a realidade local. A proposta que temos agora é viável e já foi implementada com sucesso em outras cidades com mais de 50 mil habitantes”, afirmou o prefeito.

Ele explicou que, no momento, o foco é resolver questões urgentes com um sistema intermediário, que inclui a conteinerização e a automação gradual dos processos. “O custo de um sistema totalmente automatizado ou subterrâneo é muito alto atualmente. Precisamos começar com o que é possível, garantindo melhorias significativas e um processo bem informado para a população”, disse.

Polis também enfatizou a importância da transparência e da participação da comunidade. “Toda mudança gera resistência, mas estamos comprometidos em garantir que essa transição não seja traumática. As famílias precisam entender como o novo sistema funcionará, e estamos abertos ao diálogo para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões”, completou.

O modelo proposto pela USP já está em fase de desenvolvimento há um ano e tem como objetivo modernizar a gestão de resíduos sólidos em Erechim, seguindo exemplos bem-sucedidos em outras cidades brasileiras.

O próximo estágio do processo consiste em uma avaliação pelo Tribunal de Contas, que terá um prazo de 60 a 90 dias para realizar a análise. Após essa etapa, o município encaminhará a proposta de concessão para consulta e apreciação da comunidade.

Atualização: Alterada imagem de capa para melhor exemplificar o modelo que se busca implantar.

Por: Edson Machado da Silva

 

destaque