Na presença de 200 convidados a Creral inaugurou no dia 23, terça-feira, em Trindade do Sul, a usina solar Creral Associados, a primeira usina construída pela cooperativa em sociedade com seus associados. Um empreendimento pioneiro e com um conceito inovador no modelo de geração compartilhada. O evento marcou o aniversário de 55 anos de fundação da cooperativa comemorados no mesmo dia.
A solenidade aconteceu em dois momentos, o primeiro foi na usina com a benção ao empreendimento e o descerramento da placa inaugural pela direção da Creral e pelos associados presentes. E o segundo momento foi no CTG Lenço Preto com a apresentação de um vídeo sobre a construção da usina, e apresentação dos 55 anos e os projetos futuros da cooperativa para os setores de distribuição de energia e geração.
A usina foi construída em uma área de 2,5 hectares, tem 2.200 placas solares bifaciais de 660 watts cada, somando uma potência instalada de 1,44 MWp (megawatt pico) e capacidade de gerar 2,3 milhões de kWh/ano (quilowatts hora ano).
Além de praticamente zerar a conta de energia até o ano de 2045, o associado não precisará se preocupar com a manutenção e a operação, pois tudo será feito pela Creral. Até o momento 110 associados de 19 munícipios acreditaram no projeto de gerar energia em outro local, e retirar essa energia limpa em suas propriedades, tanto para a produção quanto para o bem estar do seu lar.
Por assessoria de comunicação