Nova tecnologia auxilia Brigada Militar na segurança pública da região

Lançado oficialmente, de forma virtual, por causa da pandemia do COVID-19, o livro NOVO RUMO, do diplomado em Direito da URI, major Uilson Cecconello, comandante do 13ºBPM de Erechim. O Programa NOVO RUMO é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a  prevenção e o combate de delitos bem como a manutenção da segurança pública, especialmente na área rural, através da aproximação e perfeita integração da Brigada  Militar com a comunidade local e regional.

O programa visa potencializar todas as ações da Brigada Militar na área de responsabilidade do 13º BPM, com ênfase àquelas de maior envergadura como roubo a banco, roubo e furto de veículos, de produtos e equipamentos rurais (domésticos ou de  uso agropecuário), abigeato, roubo a passageiros de transporte coletivo intermunicipal,  interestadual e internacional, sem prejuízo do combate ao narcotráfico, comércio ilegal de armas, contrabando e descaminho.

É o mapeamento de vias e o cadastramento das propriedades situadas no meio  rural do 13º BPM, por intermédio da coleta das coordenadas geográficas (latitude e  longitude) de cada área de terra, de acordo com a documentação constante do registro de  imóveis, sendo tais dados disponibilizados às guarnições de serviço das viaturas da  Brigada Militar, através de equipamentos de GPS (Global Position System) devidamente  alimentados e instalados nos citados veículos oficiais.

Nas cidades está sendo implementado no mapeamento das vias urbanas, de acordo com  a atualização do plano diretor e a implantação de novos loteamentos e malha viária com ruas, avenidas e demais logradouros públicos, conforme o avanço da ocupação  residencial, comercial, industrial ou mista, dependendo da natureza de cada espaço da  cidade.

Como forma de registro da existência do programa Novo Rumo, o Major Uilson  produziu uma obra literária com a denominação “Programa Novo Rumo – Georreferenciamento sob a ótica policial”, visando também uma maior amplitude na  divulgação da iniciativa, propiciando que todos os Policiais Militares da Brigada Militar tivessem acesso a um material de apoio na implementação do projeto em todo o  RS, bem como proporcionar ao meio acadêmico e para toda a sociedade, o conhecimento  de uma estratégia do 13º BPM para oportunizar a todas as pessoas, um atendimento de excelência no serviço prestado pela instituição à comunidade local e regional.

A major faz questão de ressaltar que a obra só foi possível graças ao apoio de um grupo abnegado de pessoas. “Quero, neste momento, agradecer a indispensável participação do Coronel André Idalmir  Savian Giuliani, Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Planalto  (Passo Fundo) por prefaciar a obra. Da mesma forma, André Gasparetto Martinovski, na elaboração do texto da apresentação do livro, assim como André Medeiros, pela criação e gentil cedência da  logomarca do programa. Igualmente quero agradecer o apoio da Direção da URI Erechim, através do Professor Idanir Ecco, coordenador do Curso de Pedagogia, que foi o  Orientador  Metodológico deste trabalho, assim como ao setor de Marketing, Comunicação e Eventos. Da mesma forma, Fábio Vendrusculo, Diretor-Proprietário da Gráfica e Editora GRAFFOLUZ, pelo auxílio na edição e produção das artes gráficas e a todos os  Policiais Militares do 13º BPM que colaboraram na execução da ideia, especialmente o Capitão Ailton César Trindade, de Getúlio Vargas, e o Tenente Lorival Ribeiro da Silva, de Erechim”, frisou o comandante.

O major também faz um agradecimento aos Sindicatos Rurais de Erechim e Getúlio Vargas, aos  Poderes Executivo e Legislativo dos Municípios onde o programa foi aceito e está em  execução, os CONSEPROs, às empresas colaboradoras como SICREDI e CRESOL,  juntamente com a comunidade em geral. Enfatizou que todos foram fundamentais para o sucesso atual do programa, que está sendo implantado em todo o RS pela Brigada  Militar.