“Nova sede do Banco de Sangue é vital para a continuidade dos trabalhos”, diz Alexandre Lyrio

Banco de Sangue de Erechim atende 32 municípios, 10 hospitais e uma população de 200 mil habitantes

Erechim destaca-se por vários serviços no que refere-se a saúde, um deles é o trabalho prestado pelo Banco de Sangue. O mesmo atende 32 municípios, 10 hospitais e uma população de 200 mil habitantes. Atualmente atua sem preocupação com os estoques de sangue. “Hoje nos encontramos numa situação sólida, não há agravamento de estoque de nenhum sangue, temos toda a tipagem positiva para atender a demanda de forma satisfatória”, salientou o Presidente do Banco de Sangue de Erechim, Alexandre Lyrio.

Construção do novo hemocentro

Quando questionado sobre a urgência de um novo espaço fisico, assegurou que “é vital para a continuidade dos trabalhos a construção da nova sede do Banco de Sangue nas proximidades da UPA. Nós não temos estrutura física onde estamos para atender a região como ela merece, o que nos deixa acanhados de certa forma para crescer e fazer outros tipos de serviços. Já em termos de equipamentos, temos o que há de melhor no Brasil, são de ponta, novos, em perfeitas condições de uso”, relatou.

Lyrio considera o espaço ao lado da UPA estratégico, “temos toda a estrutura médica, podemos usar o gerador caso falte luz e o espaço será planejado para o sangue. Acredito que na metade do ano que vem poderemos nos mudar”.

Para quem não é doador, como proceder:

Os cidadãos que desejam ser doadores, o procedimento é simples. A Gestora Administrativa do Banco de Sangue, Cleci Vanni, explicou que basta realizar o agendamento pelo telefone 3522-5514, as doações são realizadas das 7 às 11h. “Os doadores devem vir de café tomado, documento com foto, 6 a 8 horas de sono, principalmente a primeira vez da doação e, em questão de 40 minutos todo o processo de cadastro, triagem e doação é realizado”, disse.

destaque