Nova onda de frio sobre o Brasil aumenta a chance de neve no Sul

A semana termina com destaque novamente para temperaturas bem baixas sobre o Sul do Brasil. Uma nova e forte frente fria vai avançar sobre o país neste sábado (10), e a grande queda de temperatura acontece no domingo, 11 de junho.

O outono vai se despedindo gelado e com baixas temperaturas. Os modelos de previsão meteorológicas preveem a possibilidade de dois picos de frio para o período de 10 a 20 de junho. A primeira massa de ar frio de origem polar avança sobre parte do Sul do Brasil e sobre o sudoeste de Mato Grosso do Sul, impulsiona ar frio até para o sudoeste de Mato Grosso, sul de Rondônia e Acre, mas vai sofrer resistência para avançar para o Sudeste.

Neste primeiro pico de frio, que já acontece entre este final de semana e o início da próxima, há uma pequena possibilidade para neve nas áreas mais altas da Serra Geral do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A progressão desta massa de ar frio é lenta e mantém o frio presente no Rio Grande do Sul e em parte do interior da América do Sul atingindo a Argentina, Uruguai, centro-sul da Bolívia,  Paraguai e Mato Grosso do Sul.

Para o restante do Sul, áreas do Centro-Oeste, Norte e Sudeste, as temperaturas ficam mais baixas a partir de quinta-feira, 15 de junho, com um segundo pico de frio.

Ainda há divergências quanto a intensidade deste segundo pulso de frio, mas as projeções de médio prezo dos modelos de previsão do tempo, indicam que poderá ser bastante forte.

A Climatempo vai acompanhar atentamente as simulações atmosféricas feitas em supercomputadores para  este segundo evento de frio intenso, pois pode gerar neve e geada. Fique de olho nas nossas atualizações!

Lembrando que o inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho de 2023, às 11h58 pelo horário de Brasília!

Por Clima Tempo

destaque