O Rio Grande do Sul teve hoje o quarto dia seguido com temperatura abaixo de zero, ainda como reflexo da forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao estado no final da semana passada.
A menor temperatura ocorreu em Pinheiro Machado e em Herval, onde os termômetros indicaram -2,7ºC. Diversas outras localidades gaúchas anotaram marcas abaixo de zero hoje cedo.
Com as mínimas negativas de hoje, o Rio Grande do Sul já soma no ano 48 dias com registro de temperatura abaixo de zero. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho e 6 dias até agora neste agosto.
Entre amanhã e quinta, uma nova massa de ar frio vai ingressar no Rio Grande do Sul. Com diferenças importantes em relação à incursão de ar polar que chegou no final da semana passada e que foi responsável por neve no Sul do Brasil e marcas abaixo de zero no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do país.
A principal é que se trata de uma massa de ar frio com menor intensidade. Além disso, o ar frio tem trajetória marítima, pela costa do Sul do Brasil, enquanto a massa de ar frio que chegou no final da última semana era de trajetória continental, avançando pelo interior do continente.
Com esta nova incursão de ar frio, a temperatura outra vez declina. Apenas que a queda da temperatura não será acentuada e será mais sentida nas máximas com as mínimas se mantendo baixas no Rio Grande do Sul. Não devem ser esperadas, contudo, tardes frias como na sexta e no fim de semana.
O principal efeito será a manutenção das noites frias no estado com um maior impacto desta incursão de ar frio no Sul gaúcho. Novas marcas negativas ocorrerão na segunda metade da semana, em especial na região de Pedras Altas e Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, e na área de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Não se projeta geada generalizada no Rio Grande do Sul pela menor potência desta massa de ar frio de trajetória marítima. A probabilidade de gear quinta e na sexta-feira é maior em localidades da fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste, Sul, baixadas do Planalto Médio e da Serra Gaúcha, e nos Campos de Cima da Serra.
Por https://metsul.com/nova-massa-de-ar-frio-chega-amanha-e-vai-prolongar-a-onda-de-frio/ .