A Prefeitura Municipal de Erechim agiu rápido e já tem uma nova empresa para realizar a coleta seletiva de lixo no município após a Engesa se retirar do contrato na última quinta-feira.
Para não deixar a população desassistida, o município providenciou uma força tarefa com caminhões de três secretarias municipais e mão-de-obra dos garis demitidos pela empresa que abandonou o serviço e realizou a coleta na noite de quinta-feira e durante todo o dia de sexta-feira. Apesar do esforço muito lixo ficou acumulado pelas ruas.
Na manhã desta segunda-feira, 03, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, confirmou entrevista exclusiva Rádio Cultura que o município segue a coleta durante o dia de hoje e que a noite a nova empresa contratada emergencialmente já deve iniciar o trabalho.
Já há uns 20 dias estávamos fazendo a cotação para uma contratação emergencial e em menos de 24h conseguimos fechar os orçamentos e já temos uma empresa contratada, que a partir de hoje à noite iniciará um processo de normalidade e obviamente vamos precisar de uma semana a 10 dias para deixar tudo exatamente como estava com roteiros e horários estabelecidos”.
Moreira explicou que a empresa contratada emergencialmente e que ofereceu o melhor preço é a empresa Caroldo que já presta serviço ao município na área de varrição e roçada. “Ela vem com uma estrutura que estávamos modelando para uma nova licitação, com seis cá milhões para o lixo orgânico e quatro caminhões para o lixo seco”.
O secretário informou que um dos itens exigidos para contratação é que os caminhões utilizados na coleta tenham no máximo dois anos de uso. A mão-de-obra dispensada pela Engesa deverá ser absorvida pela nova empresa que fará o serviço no município.
Confira a entrevista concedida pelo secretário Cristiano Moreira à Rádio Cultura
https://www.facebook.com/jornalboavista/videos/2112452822241797