Na manhã de sexta-feira (5), o entrevistado do Estúdio Boa Vista da Rádio Cultura foi o empresário e professor universitário, Julio Brondani. Ele que sempre trás muitos números gerados pelo IBGE, CAGED, entre outros, de forma compilada e que, se bem utilizados servem para a tomada de decisões estratégicas, tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada, nos mais diversos setores da sociedade.
Na oportunidade, Julio apresentou dados comparativos importantíssimos sobre os municípios da AMAU e AMUNOR, como PIB, população, eleitores, renda per capita, entre outros. Além disso, falou bastante sobre a importância da ligação e integração entre as duas regiões, que segundo ele, é o futuro mais promissor para ambas, mas que para isso acontecer, precisamos atuar mais politicamente, o que parece estar acontecendo neste momento. “Há uma grande necessidade de cuidar politicamente das nossas regiões, que ao longo de 100 anos ao invés de nos aproximar, só fizeram nos afastar e ainda estamos separados por 10 quilômetros”, referindo-se ao trecho sem pavimentação asfáltica da ERS-477 entre Centenário e Carlos Gomes.
“Somando os eleitores das duas regiões, somos mais de 285 mil votos. Seria suficiente para elegermos ao menos um deputado federal e três deputados estaduais. Nós precisamos usar a inteligência e não a ideologia, que serve apenas para perpetuar caciques políticos no poder e fazer o restante brigar. Nós estamos entregando representatividade em troca de migalhas”.
Por fim, Brondani comentou ainda que erros do passado nos trouxeram a atual conjuntura. “Não adianta reclamar dos erros do passado, eles servem para nos ensinar. Mas adianta nós sermos agentes atuantes do nosso futuro. Gente, cultura empreendedora, capacidade de trabalho e potencial de crescimento nos temos como ninguém”.