Neste sábado, 4 de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. Erechim e a região Alto Uruguai, tem muitos motivos para comemorar, pois mais de 50% da população tem envolvimento direto com o cooperativismo.
Sem contar que as cooperativas de toda região, geram aproximadamente 25 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. O que seria da saúde de Erechim se não tivéssemos a Unimed e a Coopusaúde? Ou, o que seria se não tivéssemos a Aurora que industrializa toneladas de carne e gera milhares de empregos na cidade e no campo, na produção de aves e suínos?
O que seria o campo se não tivéssemos a CooperAlfa levando a tecnologia e o fomento na produção de suínos, aves e cereais?
A CooperAlfa e Agricoop tem suma importância na produção de leite.
O que seria do nosso sistema financeiro se não tivéssemos as cooperativas de crédito em Erechim e região? Sicredi, Cresol, Unicred e a Sicoob Crediauc. Sem esquecer da relevância que tem a Creral na geração e distribuição de energia elétrica e internet a milhares de famílias na cidade e no campo.
Por tudo isso, no Dia Internacional do Cooperativismo, temos que comemorar a geração de empregos, renda, impostos e melhor qualidade de vida.
Por Egídio Lazzarotto