Morre aos 103 anos, Gaúcho que lutou na 2ª Guerra Mundial

Capitão reformado Elmo Diniz permaneceu no Exército até 1962.

Natural da cidade de Cruz Alta, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Elmo Diniz morreu na última segunda-feira (14), em Porto Alegre, aos 103 anos. O capitão reformado do Exército integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a declaração de óbito, a causa foi morte súbita de origem cardíaca.

Ele foi convocado para se juntar aos soldados da FEB enviados à Itália para integrar a FEB e lutar na Segunda Guerra Mundial, cinco anos após ter incorporado às fileiras do Exército Brasileiro.

O velório será realizado nesta terça-feira (15), das 9h às 11h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda.

Nota do Comando Militar do Sul

“Porto Alegre, 14 de julho de 2025.

Com profundo pesar, o Comando Militar do Sul recebeu a triste notícia do falecimento do Capitão Elmo Diniz, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Aos 103 anos, o Capitão Elmo contagiava a todos com a sua vitalidade e alegria. Ao longo do tempo, participou de inúmeras atividades, organizadas pelo CMS, que rememoravam os feitos heroicos dos combatentes brasileiros na 2º Guerra Mundial. Com muita lucidez e bondade, transmitia a todos os seus conhecimentos, que seguirão vivos na memória de cada um que teve a honra de conhecê-lo.

Que seu exemplo de coragem, determinação e amor à pátria inspirem a todas as gerações.

Aos familiares e amigos do Cap Elmo, os nossos mais sinceros votos de força neste momento de dor.

Comando Militar do Sul”