Modelo de 80 anos é a mulher mais velha a disputar etapa do Miss Universo

Choi Soon-hwa vai concorrer com outras 31 candidatas ao título de Miss Coreia do Sul

Mais uma vez o recorde de idade do Miss Universo foi quebrado. Aos 80 anos, a modelo Choi Soon-hwa, que é mãe e avó, vai concorrer com outras 31 candidatas ao título de Miss Coreia do Sul no final de setembro e, portanto, é a mulher mais velha a disputar uma das etapas do concurso de beleza.

Ela nasceu em 1943, época em que a Segunda Guerra Mundial ainda não tinha acabado. Com apenas seis anos, também vivenciou a Guerra da Coreia. Mais nova, trabalhou como auxiliar de enfermagem, mas nunca abandonou o sonho de ser modelo, profissão que segue até hoje em seu país. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 

— Após ver que a competição Miss Universo não tem limite de idade, eu disse que queria participar. Então enviei fotos para a organização e eles disseram: “Nossa mãe é incrível, nossa avó é ótima” Então, me senti muito feliz — disse ela para a imprensa local. — Quero incentivar mulheres a irem atrás dos seus sonhos, independente da idade.

 

Superou Alejandra Rodríguez

Choi, que vai completar 81 anos em outubro, superou a modelo argentina Alejandra Rodríguez, que disputou, em maio, aos 60 anos, o Miss Universo Argentina. Ela não ganhou a coroa, mas figurou no Top 15.

 

Esse cenário só é possível por conta das mudanças de regras anunciadas pela organização do Miss Universo em setembro do ano passado. Entre as novidades históricas, que passaram a valer a partir de janeiro de 2024, está o fim do limite de idade (antes, apenas misses de 18 a 28 anos poderiam competir).

 

Há cerca de dois anos, o concurso foi comprado pela empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, que é uma mulher transgênero, o que pode ter sido um motivador para a promoção de maior inclusão e diversidade no concurso.

 

A edição do Miss Universo 2023, inclusive, foi considerada a mais plural da história, já que teve duas mulheres trans, uma candidata plus size e duas mães.

Miss Universo 2024

A grande vencedora desse ano será conhecida no dia 16 de novembro, em cerimônia realizada na Cidade do México.

A nicaraguense Sheynnis Palacios, que ganhou o concurso de 2023, será responsável por passar a coroa. Inclusive, a miss é uma das convidadas confirmadas para a final brasileira do concurso e, portanto, estará presente na coroação da Miss Universe Brasil, na próxima quinta-feira (19), em São Paulo.

 

Por GZH