Missão Técnica leva artesãos e empreendedores de Erechim à Mega Artesanal em São Paulo

Prefeitura subsidia participação de artesãos e empreendedores na maior feira de arte e artesanato do país, fomentando inovação e novos negócios para Erechim

Um grupo de artesãos e empreendedores ligados à atividade turística participou, entre os dias 4 e 6 de julho, da Missão Técnica Empreendedora à Mega Artesanal, considerada a maior feira do segmento de arte, artesanato e artes manuais do país. A ação foi promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

O público-alvo da Missão Técnica foram profissionais que atuam no artesanato e no turismo, interessados em inovação, capacitação e novos negócios. A seleção das 35 vagas disponíveis ocorreu por meio de um Chamamento Público. O Município subsidiou integralmente os custos com ingressos e transporte entre Erechim e São Paulo.

A Mega Artesanal é uma feira consolidada há mais de 15 anos, reunindo indústrias, comércios, ateliês, confeiteiros e artesãos. Além da exposição e venda de produtos, oferece milhares de cursos e demonstrações, lançamentos de matérias-primas e ferramentas, desafios criativos, exposições, premiações e encontros de negócios.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, destaca que a participação dos artesãos e empreendedores locais representa oportunidade de atualização profissional e fortalecimento do setor. “A Mega Artesanal é uma vitrine de tendências e inovações. Queremos que nossos artesãos e empreendedores tragam novas técnicas, ideias e produtos, fortalecendo o artesanato como atividade econômica e também como atrativo turístico em Erechim”, ressalta.

A artesã Nelcinda Hass agradeceu a oportunidade e a equipe que organizou a missão. “Obrigado também à todos os colegas artesões que participaram da viagem. Ver o que está sendo feito por outras pessoas nos inspira para que possamos trazer insights para a criação de nossos produtos”, contou.

Já a artesã Eduarda Iachinski também compartilhou a gratidão. “Gostaria de agradecer à secretaria, em especial a equipe que sempre pensa no artesanato com tanto carinho, e às novas amizades que fiz durante a viagem. Com certeza a Mega é um espaço incrível para termos novas ideias e criarmos coisas autorais e dedicadas ao turismo da cidade”, comentou.

O grupo retornou a Erechim na manhã desta segunda-feira (7) e foi recepcionado pelo prefeito Paulo Polis em frente à Prefeitura. Para o chefe do Executivo, a iniciativa integra a estratégia de fomentar o empreendedorismo criativo e valorizar talentos locais. “A missão foi pensada para gerar conhecimento, novas conexões e oportunidades de negócios. Investir na qualificação e no acesso a eventos de grande porte como a Mega Artesanal é acreditar no potencial do nosso artesanato, que é cultura, economia e identidade de Erechim”, destacou o prefeito Polis.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

destaque