Missa do Crisma: Bispo da Diocese de Erechim ressalta a força dos sacramentos na vida cristã

Dom Adimir Antonio Mazali. Bispo Diocesano de Erechim, presidiu a missa do Crisma na noite desta quarta-feira santa, dia 16/4, na Catedral São José, concelebrada por 44 padres, com a participação de 21 diáconos permanentes, mais de 200 ministros leigos, 27 religiosos e religiosas, expressivo número de leigos e leigas, seminaristas e o coral N. Sra. de Fátima.

Na homilia, Dom Adimir ressaltou a participação dos diversos grupos e expressou sua alegria em presidir a missa do crisma no contexto do ano jubilar “peregrinos de esperança”. Referiu-se à primeira leitura da celebração, do profeta Isaías, que se sente chamado e ungido pelo Senhor com a força do Espírito divino para anunciar a graça e a consolação para o povo abatido e sem esperança. Cristo, o Filho Unigênito do Pai veio justamente para anunciar e realizar a profecia de Isaías, conforme a passagem do evangelho de São Lucas. Todos os sacerdotes, enraizados nele, têm a missão de proclamar a graça do Senhor por inciativa divina. Sustentados por Cristo, têm a missão de servir pastoralmente a Igreja. Não são simples profissionais, nem líderes sociais. São ministros de Deus. O Bispo lembrou os religiosos e religiosas. Têm a missão de testemunhar e antecipar a certeza da vida eterna. Chamados por Deus, levam Deus a todos. Exortou a todos a rezar a Deus pedindo novas vocações sacerdotais e religiosas, bem como a perseverança dos e das jovens que estão nos seminários e casas de formação para a vida religiosa.

Após a homilia, Dom Adimir convidou os padres a renovarem as promessas da ordenação e as religiosas e os religiosos seus votos de pobreza, obediência e castidade.

A seguir, o Bispo abençoou os óleos para os sacramentos dos catecúmenos e da unção dos enfermos e consagrou o óleo do crisma, utilizado no batismo, crisma, ordenação presbiteral e episcopal e na consagração dos altares.

Antes da bênção final, Pe. Jean Demboski, Pároco da Paróquia N. Sra. do Monte Claro, Áurea e representante dos presbíteros na Comissão Regional, dirigiu saudação aos padres, diáconos e religiosos. Exortou a todos a viverem em profundidade a centralidade da fé na certeza de que Deus quer salvar a todos.

Dom Adimir passou então a entregar os santos óleos, passados dos vasos grandes a recipientes menores pela equipe de servidores da Cúria Diocesana, para todos os padres. Ao mesmo tempo, o Pároco da Catedral entregou um pão para os padres e religiosos, patrocinado por um membro do Conselho Econômico da Paróquia.

Ao dar a bênção conclusiva, expressou gratidão a todos os que atuaram na preparação e realização da celebração com votos de feliz Páscoa para os presentes e para os que acompanharam a cerimônia pelas redes sociais.

Por: Pe Antonio Valentini Neto – Chanceler Diocesano