O novo Secretário de Assistência Social do município de Erechim, Micael Kasmirski (PL), concedeu entrevista ao Estúdio Boa Vista na manhã desta segunda-feira, (23). Ele faz parte da base do governo pelo Partido Progressista.
Disse estar muito feliz porque é um desafio enorme na sua vida, está muito feliz com a oportunidade que o governo Polis e Flávio confiaram a ele para ocupar esse cargo de Secretário de Assistência Social. Serão anos de muito trabalho e dedicação e bons frutos para o município de Erechim.
Comentou que o convite do Prefeito foi discutido amplamente dentro do partido, em todas as instâncias e na principal que é a executiva. O Presidente do PP local Renan Soccol sob conduzir brilhantemente esse processo e dessa forma foi construído maturamente o ingresso do PP no Governo. A partir de então foram discutidos possíveis nomes indicados pelo partido para assumir essa Secretaria. Micael ficou surpreso pela sua indicação, pois como ele diz, muita gente não conhecia a sua trajetória e ele não havia concorrido a nenhum cargo político até então, o que de certa forma dificulta uma indicação, mas mesmo assim colocou o seu nome para assumir a pasta e ficou surpreso com a escolha realizada pelo Governo Municipal.
Entende que isso demonstra um novo momento, quando o governo busca pessoas jovens, que tem vontade de trabalhar e mostrar serviço, que querem o bem para a comunidade e para Erechim, desta forma ficou surpreso, mas também feliz com a indicação.
Micael Kasmirski elogiou o trabalho realizado até então pela atual Secretária e sua equipe pelo excelente trabalho realizado. Já teve oportunidade de fazer a transição e conversar com toda a equipe de trabalho. Disse que tem vários projetos e precisa mostrar isso a população. Lembrou de todos os setores e projetos que estão em andamento com resultados excelentes. Disse acreditar que um dos maiores objetivos é continuar o que está sendo feito e também colocar pessoas no mercado de trabalho.
Com relação aos imigrantes e pessoas que vem a Erechim em busca de emprego falou: “não esperem sensacionalismo, não esperem que a gente chegue querendo colocar esse pessoal no mercado de trabalho. É um processo que já vem sendo construído dentro da Secretaria. São inúmeros atendimentos já realizados. Só nos últimos 4 anos a Assistência Social já colocou 2 mil pessoas nos postos de trabalho. O trabalho feito pelos CRAS, pelas Assistentes Sociais, e pelas técnicas, é brilhante e a gente tem que exaltar, elas já fazem esse trabalho, o município já faz esse trabalho. Claro, nós temos ainda que achar meios para melhorar e colocar mais pessoas e ajudar mais ainda.”, frisou Karsmirski.
Um dos primeiros passos será uma conversa com o Secretário do Desenvolvimento, Emerson Schelski, já tem reuniões agendadas para o início do próximo ano, para tentar junto com outras Secretarias fortalecer essa rede e conseguir ajudar o empresariado da cidade a colocar mais pessoas no mercado do trabalho.
Foi muito bem realizado o trabalho na rede de proteção a mulher. Micael vai continuar essa atividade, fortalecendo cada vez mais, conversando com as parcerias, Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia da Mulher e todas as entidades que de uma forma ou outra trabalham em defesa das mulheres.
Em novembro conforme os dados, os benefícios do bolsa família em Erechim foram para 3.322. Famílias inscritas foram 11.628. O que está dentro da margem nacional. O trabalho de controle desses benefícios é extremamente rigoroso em Erechim. A ideia é conscientizar essas pessoas, para que elas possam sair da vulnerabilidade. Mas aqueles precisam serão ajudados.
O novo secretário falou que a estrutura da Secretaria está parcialmente definida. Existem algumas estruturas a serem definidas em janeiro. Não quer tomar nenhuma decisão precipitada, quer conhecer o processo, conversar com todos os funcionários e durante o primeiro mês de governo dará encaminhamentos.
Por: Edson Machado