O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou em queda nesta segunda-feira (11). O movimento acompanhou um maior pessimismo vindo do exterior e acontece na esteira da menor demanda de minério de ferro por parte da China.
A bolsa brasileira fechou com um recuo de 0,75%, aos 126.124 pontos, no menor patamar do ano até agora. Diante da menor demanda da China por minério de ferro e da queda dos preços da commodity no exterior, as ações da Vale recuaram mais de 3% e figuraram entre as maiores baixas da sessão.
Já as ações da Petrobras, que também têm participação relevante no índice, inverteram o sinal positivo do início do dia e recuaram mais de 1%.
Com o resultado, acumulou:
queda de 0,75% na semana;
recuo de 2,24% no mês;
e baixa de 6,01% no ano.
Na sexta, o índice teve queda de 0,99%, aos 127.071 pontos.
Investidores ainda repercutiram o pagamento de dividendos abaixo do esperado pela Petrobras. O presidente Lula e o presidente da estatal, Jean Paul Prates, se reuniram para debater o tema.
O mercado também segue em compasso de espera pela divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos nesta terça (12), em busca de novas sinalizações sobre os juros nos dois países.
O dólar também encerrou a sessão desta segunda-feira em baixa, recuando 0,06%, cotado a R$ 4,9784.
Com o resultado, acumulou:
queda de 0,06% na semana;
ganho de 0,12% no mês;
e avanço de 2,59% no ano.
Na última sexta-feira (8), a moeda norte-americana teve alta de 0,97%, cotado a R$ 4,9816.