Cuidar da Saúde Mental cuidando da natureza. Esse é o objetivo dos trabalhos voltados à saúde mental no município. Uma dessas atividades foi realizada na manhã desta segunda-feira (6), onde profissionais e usuários dos serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Erechim participaram de um treinamento no Meliponário Klein. A capacitação preparou a equipe para receber 22 novos enxames de abelhas nativas sem ferrão, como mandaçaia, jataí, manduri e mirim-preguiça, fortalecendo essa prática transformadora.
Conforme explica a coordenadora da Saúde Mental de Erechim, Juliana Deboni Conci, desde 2021, a meliponicultura tem ampliado as formas de cuidado em saúde mental, promovendo conexão com a natureza e enriquecendo o repertório terapêutico. “As abelhas, essenciais para a vida no planeta, tornaram-se aliadas na promoção de bem-estar, inclusão e adesão aos tratamentos, mostrando que o cuidado pode ser tão rico e diverso quanto a própria natureza”, disse.
A assistente social do CAPS II Renascer, Claudia Paiva, que participou da atividade, descreveu o momento com entusiasmo. “Uma experiência maravilhosa! As abelhas e todos seus processos de vida, organização, polinização. A atividade foi simplesmente fantástica”, declara.
Por: Ascom Prefeitura de Erechim