Uma noite para conhecer alternativas e inspirar-se para impulsionar a inovação nos negócios. Essas foram as principais mensagens da 11ª edição do MeetUp do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), realizado em parceria com a Cresol Centro-Sul RS/MS e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O encontro desta quinta-feira (7), realizado na Villa Trentin, teve como hosts o presidente da Cresol Centro-Sul RS/MS, Carlos Cupercini, e o analista de fomento à inovação da Finep, Marco Bruno Manzolilo.
Promovidos mensalmente, os encontros do Cit visam fomentar o networking e proporcionar insights sobre empreendedorismo, negócios e investimentos.
“Esperamos que todos aproveitem este ambiente livre para de troca de ideias e histórias para compartilhar conhecimento, fazer networking e gerar grandes oportunidades”, destacou o diretor do Cit, Fabrício de Oliveira, na abertura do MeetUp.
Também na fala de abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, enfatizou que a Prefeitura de Erechim vem fomentando cada vez mais esses encontros, já que uma das grandes forças da inovação é promover o ambiente de cooperação.
“Na inovação não existem concorrentes, mas muita troca. E inovar também é encontrar oportunidades para o crescimento dos negócios em todos os lugares. Então aproveitem a noite de hoje para conhecer as possibilidades dos recursos da Finep e ver como eles também podem ser uma grande oportunidade para vocês”, salientou o secretário.
Cresol Centro-Sul
Em sua fala, o presidente da Cresol Centro-Sul, Carlos Cupercini, contou a história da cooperativa, há 25 anos presente em Erechim, prezando pelo olhar humano para as pessoas e para as comunidades.
“Temos o associado no centro de tudo e isso significa manter a cultura do olho no olho, é tratar a todos de maneira carinhosa, é, verdadeiramente, compreender as necessidades de cada um e poder ajudar a realizar os sonhos da melhor maneira possível”, pontuou Cupercini.
Ao introduzir os recursos da Finep para o fomento à inovação, tecnologia e desenvolvimento, o presidente da Cresol destacou vantagens como as taxas extremamente atrativas.
“Como operadora credenciada à Finep, a Cresol está à disposição para que as empresas tenham todo o suporte e orientação que precisam para gerar o desenvolvimento da comunidade”, ressaltou.
Finep
O segundo host da noite foi o analista de fomento à inovação da Finep, Marco Bruno Manzolilo.
Pela primeira vez em Erechim, o representante da financiadora pública brasileira, que já visitou 53 municípios este ano, ressaltou que a inovação só funciona quando todos trabalham juntos e na mesma direção.
“A Finep busca conexão e parceria. Nossos financiamentos são voltados para duas áreas: produtos e processos. O principal requisito que consideramos para a liberação dos recursos via Finep são projetos que, nessas duas áreas, tragam algo novo ou significativamente melhorado, proporcionando eficiência”, explicou Manzolilo.
O analista também explicou que a construção dos projetos é fundamental, tanto para que o órgão possa verificar o caráter inovador da proposta quanto para que a proposta seja pensada de maneira planejada e estruturada.
Como grandes vantagens dos recursos da Finep, Manzolilo destacou não apenas a taxa, mas também o prazo para o pagamento e o prazo de carência.
Com recurso via Finep recém aprovado, o associado da Cresol Valmor Bandiera compartilhou a sua experiência com os presentes.
“Responsabilidade social, sustentabilidade e produtividade: esses são três pilares que consideramos muito fortes em nosso negócio, mas, sem o empurrão do crédito esses pilares não se sustentam. É aí que entra a Cresol e a Finep, a quem eu agradeço muito, por estarem dando vida ao meu sonho, que se tornou o sonho de outras pessoas também”, compartilhou o associado da Cresol.
Durante todo o evento, os participantes puderam prestigiar a música do cantor Bira Caldeira.
Por Assessoria de Comunicação