Marketing no Instagram: Ótimas dicas para usar reels no Instagram em sua estratégia

Redes sociais são a forma perfeita de crescer um negócio ou uma marca pessoal. Há literalmente centenas de milhões de pessoas usando redes sociais como o Instagram todos os dias. Eles são usuários, mas também podem ser chamados de “clientes em potencial”.

E o legal do Instagram é que essa rede social conta com várias ferramentas para os criadores de conteúdo. Uma dessas ferramentas é o reels, que essencialmente é uma forma de criar vídeos curtos dentro do Insta. Aqui vamos dar dicas de como bombar com o reels do Instagram. Vamos falar sobre como você deveria criar um vídeo, o que deve evitar, como comprar visualizações reels e muito mais. Mas antes disso…

 

Porque você deveria levar o Instagram a sério

Os números do Instagram não mentem. Foi no final de 2022 que essa rede social ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos e se tornou a segunda maior rede social do mundo, posição que tem até hoje.

Diante disso, se você quer crescer uma marca, seja pessoal ou um negócio, na internet, o Instagram é uma das plataformas que você precisa estar. Até mesmo as pessoas que conseguem sucesso em outras plataformas, como os tiktokers, não deixam o Insta de lado e tem um perfil ativo no Insta.

 

Entendendo o Instagram reels

O reels do Instagram foi criado para competir com o TikTok. O TikTok cresceu rapidamente com os mais jovens e o Instagram não queria deixar esse público-alvo de lado. Portanto, foi criado o reels, uma forma de postar vídeos curtos no Instagram. Diferente dos stories, esses vídeos não somem da plataforma e ficam no perfil do criador.

O passo a passo para criar um reels do Instagram é simples, confira a seguir:

  1. Acesse a sua conta
  2. Procure e clique na opção de novo conteúdo ou “+”
  3. Selecione reels do Instagram
  4. Agora você pode criar um reels do zero ou carregar um vídeo já existente

É claro, essa é apenas uma versão resumida de como usar o Instagram reels. Há coisas como filtros e outros recursos que você pode e deve explorar para a criação de conteúdos. Mas aqui, o nosso objetivo é focar em dicas específicas que você vai conferir a seguir.

 

Dicas para bombar no Instagram reels

O Instagram é uma caixa de ferramentas enorme para criar conteúdo. Cada recurso dentro dessa plataforma (reels, story e etc.) conta com mais recursos ainda para efeitos visuais legais. Aqui vamos explorar dicas para o reels em particular.

 

Mantenha-se próximo do que já funciona com conteúdos

É muito fácil ver o que está em alta no Instagram. Dentro dele há uma tab para reels onde é possível ver o conteúdo de outros criadores, mesmo que você não os siga. É claro, para aparecer nesse lugar você precisa ter engajamento e cair nas graças do Instagram.

É notável que certos tipos de conteúdo aparecem mais vezes do que outros, são eles:

  • Tutoriais sobre tarefas variadas
  • Dicas sobre assuntos variados
  • Rotinas diárias (Maquiagem, cozinha, limpeza e etc.)
  • O conteúdo dos influenciadores de uma forma geral

Também é notável que o Instagram não gosta de se envolver em polêmicas. Assuntos controversos ou que podem envolver conteúdo +18 não são bem-vistos pelo algoritmo do Insta. Em alguns casos, o Instagram pode colocar um aviso por cima do conteúdo, algo do tipo “Esse conteúdo tem material sensível”. O usuário tem a opção de ver mesmo assim ou seguir adiante.

Você, como criador de conteúdo, deve evitar esse tipo de coisa para não perder o seu alcance.

 

Insira uma boa legenda no seu Instagram reels

Quer se comunicar com a sua audiência? Coloque uma boa legenda no seu vídeo. E não estamos fazendo isso pensando nos usuários surdos, apesar dessa iniciativa ser louvável e recomendada, mas também por uma questão de clareza.

É notável que conteúdos com dicas, tutoriais e basicamente qualquer vídeo em que a comunicação verbal é um fator importante, recebe mais engajamento quando há uma legenda.

 

Preste atenção na velocidade do seu Instagram Reels

É um fato comprovado que cada vez mais pessoas sofrem com déficit de atenção. É justamente por isso que os vídeos curtos estão fazendo sucesso. Portanto seja rápido, não tenha medo de acelerar a velocidade do seu vídeo mesmo quando estiver falando.

Há níveis de velocidade nos vídeos do Instagram, escolha um que faça o seu conteúdo ser compreensível e direto ao ponto.

 

Cuidado com o limite de tempo do Instagram Reels

Um vídeo do reels tem um limite de tempo que não pode ser violado. No momento em que este artigo está sendo escrito, os vídeos do reels podem ter no máximo 90 segundos. Inicialmente esse limite era de 15 segundos.

 

Explore todos os recursos que o reels do Instagram oferece para os criadores de conteúdo

O reels é uma ferramenta do Instagram, mas dentro dele há várias outras ferramentas. Você pode editar os seus conteúdos, adicionar filtros, adicionar um áudio específico, criar um reels a partir do seus stories e muito mais. Vale a pena “fuçar” os reels e conferir tudo o que ele tem para oferecer.

 

A qualidade dos seus vídeos faz muita diferença no Instagram reels

Os tempos em que você podia fazer um vídeo tremido e se safar com isso ficaram para trás. É por isso que ferramentas como estabilizadores de câmera, iluminação para vídeos e outras coisas estão sendo vendidas aos montes. Note que essas ferramentas são usadas em adição a uma câmera que já é de qualidade, como as câmeras dos melhores smartphones, ex: iPhone 15 e similares.

Sendo assim, é uma boa ideia se esforçar para criar vídeos com uma qualidade de vídeo e áudio tão boa quanto possível.

 

Não tenha medo de comprar visualizações reels do Instagram

Comprar visualizações, curtidas, comentários, seguidores e outras métricas não só é possível como também é comum. Muitas celebridades fazem isso na verdade. Há muitas empresas especializadas na venda desse tipo de coisa. Procure uma empresa confiável e faça seus reels bombarem com algumas visualizações extras.

 

Não use conteúdo de outras plataformas no Instagram Reels

É tentador pegar o conteúdo do TikTok e mandar diretamente para o seu Instagram. Mas, aparentemente, o Instagram não gosta muito dessa ideia e vai boicotar esse tipo de tentativa. Portanto, tente criar conteúdo exclusivo para cada plataforma.

 

Vá além do Instagram reels e preste atenção nos outros recursos da plataforma

 

 

O sucesso da sua produção, seja ela uma dancinha, um anúncio de produtos, um compilado dos seus stories ou outra coisa, depende bastante do sucesso da sua conta em geral.

Portanto, não sacrifique os outros aspectos do seu Insta. Poste stories, fotos, escreva boas legendas para as suas publicações e, no geral, certifique-se que a sua conta é bem completa, isso vai fazer maravilhas para o seu alcance.

 

Seção de FAQ sobre o Instagram Reels

Temos aqui as respostas para algumas das perguntas mais comuns sobre o reels.

 

Qual a diferença do reels para o story?

O story do Instagram é temporário. Ele vai desaparecer da sua conta depois de 24 a menos que você o salve como um destaque. Essa é a principal diferença. O legal é que você pode criar um reel com os seus stories. É basicamente um compilado de stories em um único vídeo. Isso também serve como outra dica: aproveite o material que você já tem ao usar o Instagram. Você não precisa criar conteúdos do zero para o seu público. Muito pode ser feito com os stories e fotos que você já tem.

 

Vale a pena usar o reels no Instagram?

O reels foi criado principalmente por conta da popularidade do formato de vídeos curtos. O TikTok está crescendo bastante com esse formato e o Insta criou o reels para competir com ele. Várias pesquisas já mostraram que os usuários do Instagram passam um bom tempo assistindo vídeos no formato reels do Instagram.

 

Qual o melhor horário para postar reels?

Algumas pessoas acreditam que há horários ideais para postar nas redes sociais. Alguns vão além e acreditam que há horários específicos para cada tipo de conteúdo que pode ser postado. Há um horário para fotos, um horário para stories e assim por diante.

Inclusive, há alguns estudos que apontam para alguns horários específicos como sendo melhores que outros. O problema é que esses estudos não são muito conclusivos. Uma pesquisa rápida na internet vai lhe render respostas diferentes para a pergunta “Qual o melhor horário para postar?”. Por conta disso, acreditamos que vale mais a pena focar em outros aspectos.

 

Considerações Finais

Criar conteúdos para o Instagram é uma ótima estratégia para o seu negócio/marca. Lembre-se que o reels é apenas uma funcionalidade no meio de várias. Acreditamos que também é importante explorar os outros aspectos do Insta.

Tente ter uma conta bem completa. Vários stories, vários reels, várias publicações no formato de foto e etc. É claro que nem todo mundo vai ser capaz de fazer isso, mas é exatamente o que os maiores influenciadores estão fazendo.