Ao agradecer as autoridades, em seu último discurso como presidente da Famurs, Marcelo Arruda relembrou ações e pautas trabalhadas em conjunto. Aos deputados estaduais, salientou que ainda existe o compromisso de concluir os acessos asfálticos. Já ao se referir ao representante do governo federal e aos deputados federais, agradeceu o apoio com as pautas da reconstrução do Rio Grande do Sul. Ainda, destacou que o bom relacionamento com o Tribunal de Contas é fundamental para as gestões, por isso, estimulou que os prefeitos busquem orientações prévias.
Arruda desejou sucesso para prefeita Adriane e sua equipe, destacando sua trajetória. “Sua competência já foi comprovada com sua reeleição em Nonoai, e sabemos da sua constante defesa do municipalismo”. Ao registar o marco histórico da primeira presidente mulher, destacou que hoje o RS tem 38 prefeitas e desejou que mais mulheres assumam cargos políticos. “A sensibilidade e a garra das mulheres fazem a diferença na gestão”. Arruda ainda relembrou que o primeiro-cavalheiro da história da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, também já foi presidente da entidade e tem uma história de luta em prol do municipalismo.
Ao se despedir, Arruda fez uma breve retrospectiva da Gestão 2024/2025. Depois de uma posse em meio as enchentes, foi possível realizar a maior Assembleia de Verão, com 1.500 participantes. Agradeceu os prefeitos que ajudaram a construir soluções no momento mais desafiador da história do RS. “Com compreensão e diálogo conseguimos vencer os estados de emergência e calamidade. E ainda conseguimos avançar importantes pautas”, afirmou.
Para finalizar, destacou que o apoio da nova gestão aos agricultores vai ser fundamental, pois a economia do Rio Grande do Sul depende da continuidade dos produtores no campo. “Não estamos buscando o perdão das dívidas, mas de uma solução concreta, viabilidade de pagamento”, defendeu.
Manifestações
Por vídeo, o governador Eduardo Leite – que não pode estar presente por conta das condições climáticas não permitirem o voo – parabenizou Marcelo Arruda pela gestão e principalmente pelo comprometimento com as pautas municipalistas. Leite desejou sucesso a nova presidente, Adriane, na condução da nova administração da Famurs.
O presidente Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, lembrou o Acordo de Cooperação Técnica que consta que todos os prefeitos têm a premissa de procurarem o TCE e serem atendidos em suas demandas. Também detalhou sobre o programa de interiorização que o tribunal está promovendo para aproximar o órgão dos prefeitos e das prefeitas gaúchas, com reuniões realizadas mensalmente em municípios do interior do estado. Finalizou parabenizando o ex-presidente Marcelo Arruda e desejou sucesso a nova gestão.
Representando a Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), o vice-presidente, deputado estadual Vilmar Zanchin, afirmou que os prefeitos e prefeitas do estado são conhecidos por serem respeitados, por suas seriedades e pelos grandes trabalhos realizados nas cidades. E como ex-presidente da Famurs, lembrou que mesmo com o passar dos anos, as pautas vão se repetindo, sendo uma delas a regulamentação da Reforma Tributária, que impactará diretamente os municípios. Ele reforçou que os gestores devem estar atentos a este tema e os desdobramentos que ele terá. Por fim, colocou a Assembleia Legislativa à disposição para trabalhar em conjunto com a nova diretoria da Famurs.
O deputado federal Afonso Hann também participou da solenidade. O parlamentar destacou que os 31 deputados federais e os três senadores gaúchos estão ao lado da Famurs. Do mesmo partido da presidente Adriane, destacou que na liderança da Federação, ela também terá a oportunidade de construir o futuro da Federação União Progressistas, movimento que acaba de surgir. Hann também parabeniza o trabalho realizado pelo ex-presidente Marcelo Arruda, com quem encontrou em diversas agendas e eventos pelo interior do estado. O deputado federal, ao desejar sucesso à nova gestão, afirmou que acredita que será um ano de trabalho forte e que a bancada gaúcha seguirá ao lado da entidade, frisando que este é um ano de retomada e da promoção de oportunidades.
Representando o governo federal, o secretário de Apoio a Reconstrução do RS, Maneco Hassen, parabenizou o ex-presidente Arruda por enfrentar com resiliência e coragem mesmo em meio as enchentes e dificuldades que o estado passou ao longo de seu mandato. Hassen afirmou que participou do processo de transição da presidência da Casa, em conversas junto a presidente Adriane e com o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira. Declarou que tem a certeza que a nova presidente irá conduzir a entidade com muita responsabilidade e fará um grande mandato. Hassen afirmou que os investimentos feitos pelo governo federal estão ajudando o Rio Grande do Sul a se reerguer, e o governo do presidente Lula continuará apoiando o estado com recursos, incluindo o novo PAC, que será anunciado nos próximos dias, contemplando diversos municípios gaúchos com investimentos.
A última manifestação foi do vice-governador do Estado, Gabriel Souza. Em nome do Estado, cumprimentou o ex-presidente Marcela Arruda, registrando o quanto o governo trabalhou ao lado da Famurs. Destacou que a gestão que finaliza conquistou avanços devido o diálogo aberto. Em sua fala, registrou a importância desse marco histórico, em que uma mulher chega ao cargo de presidente da Famurs e frisou que o governo gaúcho também tem muitas mulheres competentes em posições estratégicas no alto escalão. Na oportunidade, ainda agradeceu a parceria com o primeiro-cavalheiro, Salmo Dias de Oliveira, que atua no governo estadual no Gabinete de Prefeitos.
Gabriel Souza falou sobre a importância de ter um bom relacionamento com os prefeitos, afinal o cidadão não vive no Estado nem na União e o serviço público é concedido no município. Agradeceu a parceria com os deputados estaduais, pois através dela foi possível alcançar o equilíbrio fiscal no Rio Grande do Sul.
Assim como o ex-presidente Marcelo Arruda e atual presidente Adriane Perin de Oliveira, o vice-governador Gabriel Souza afirmou que não existe município gaúcho que não tenha recebido um repasse do Estado e que o governo seguirá fazendo investimentos e melhorias. “Reafirmo que até o final do nosso mandato todos os acessos asfáltico dos municípios do Rio Grande do Sul serão feitos. Esse é um compromisso meu e do governador Eduardo Leite com os municípios”, anunciou.
Por Assessoria de Comunicação