Famurs realizou nesta segunda-feira (13), a eleição para ratificar os nomes dos indicados pelos partidos políticos que irão integrar o Conselho Administrativo da entidade para a Gestão 2024/2025. Com 247 votos, o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, foi oficialmente eleito como próximo presidente da entidade.
Ao todo, foram contabilizados 250 votos, sendo que brancos e nulos somaram três pontos. Diferente dos outros anos, a eleição de hoje ocorreu apenas de forma online.
O prefeito de Barra do Rio Azul foi escolhido pelo Partido Renovação Democrática (PRD) – antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – para presidir a Famurs até maio de 2025. A posse da nova presidência acontece no dia 28 de maio, em formato e local ainda a definir, devido à situação de calamidade pública que assola o RS.
Para o prefeito Marcelo Arruda, “assumir a Famurs é um orgulho, pois a entidade representa as 497 cidades do Rio Grande do Sul e tem grande respeito junto à sociedade gaúcha e conta com uma equipe técnica capacitada. Será um dos momentos mais desafiadores da entidade, o qual teremos que junto com os membros da Diretoria e todos os prefeitos e prefeitas unir esforços para reerguer nossas cidades e o estado, o qual não tenho dúvida que iremos conseguir”, declarou.
Marcelo Arruda substituirá o atual presidente, Luciano Orsi (PDT) , também prefeito de Campo Bom. Sua indicação obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no estado. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PTB foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. O Progressistas e o MDB foram os primeiros a compor o rodízio.