Dois projetos inovadores, com enorme impacto público, tanto para o bem-estar da população e eficiência dos serviços públicos, começam a se tornar realidade em Erechim: a usina de asfalto quente (CBQU) e o Parque Arvoredo. Isso porque, na tarde desta segunda-feira (6), o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, o secretário adjunto, Rafael Colet, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, e a secretária adjunta, Carla Orso, acompanharam a aplicação do primeiro trecho de asfalto quente produzido pela usina do município na pista de caminhada do parque.
Modernização
Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a nova usina de asfalto quente (CBQU) e a nova central de britagem fazem parte do processo de modernização da gestão pública e eficiência dos serviços públicos. “Quando estiver operando plenamente a usina vai produzir 60 toneladas por hora de massa asfáltica. Estes investimentos, que passam dos R$ 4,5 milhões, devem se pagar em dois anos, e toda esta estrutura moderna vai continuar trazendo benefícios ao município pelos próximos 30 anos, seja com redução de custos ou maior durabilidade da malha asfáltica”, ressalta o prefeito Polis.
E acrescenta o prefeito Polis, “este é mais um dia histórico para o município, porque a usina está funcionando, e pelo início de mais uma etapa do Parque Arvoredo, espaço público de lazer, que vai unir preservação ambiental e vida saudável à população”.
Momento importante
Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, a usina de asfalto quente (CBQU) entrou em funcionamento e está produzindo material. “A pista de caminhada é a primeira obra de asfaltamento da usina municipal. No entanto, a produção está aumentando gradativamente, porque estamos numa fase de testes, aprimorando a realização do material e a aplicação efetiva da pavimentação, para não ter desperdícios. Tudo isto requer logística e treinamento dos servidores, diferenciados, para operar as máquinas e aplicar a pavimentação na altura e quantidade certas. Mesmo assim é um dia muito importante para todos nós”, explica o secretário, Mario Rossi.
Meio Ambiente – parque conceito
O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, ressalta que o Parque Arvoredo é um projeto urbano arrojado da Prefeitura de Erechim, com trabalho integrado das secretarias de Meio Ambiente, de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e do Planejamento. “Há muito tempo que o município não construía um espaço público de lazer neste porte, utilizando conceito de parque, com projeto sustentável, integrando natureza e comunidade e uso simultâneo de milhares de pessoas”, afirma.
“A construção da pista é mais uma etapa significativa de todo este complexo. O parque tem 150 mil metros quadrados de área, terá o maior playground (parque infantil) de Erechim, quiosques, bancos, gramados, paisagismo, e muitas outras ações sustentáveis para reaproveitar sobras de material de outras obras do município. O Parque do Arvoredo está projetado para atender entre 15 e 20 mil pessoas, com muita estrutura e conforto para a população”, observa o secretário, Cristiano Moreira.
Por Ascom