Maior qualidade e rentabilidade de ervais é pauta de Dia de Campo em Gaurama

Diversas técnicas de implantação e condução dos ervais já existentes visando uma produção de maior qualidade e rentável economicamente foram repassadas no Dia de Campo, realizado na terça-feira (14/02), em Gaurama, no Salão Paroquial. O evento contou com a participação de mais de 130 produtores da região do Alto Uruguai, extensionistas da Emater/RS-Ascar e ervateiros.

A atividade foi aberta pelo extensionista Teilor Schmidt, que fez um breve relato da cultura da erva-mate em Gaurama, perpassando por várias décadas desde 1910. Segundo Schmidt, atualmente o município cultiva 500 hectares com erva-mate. Na sequência, foi realizada a abertura oficial do evento pelo prefeito de Gaurama Leandro Puton, pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Gilberto Tonello, pelo gerente da unidade do Sicredi de Gaurama, Vanderson Moretto.

O prefeito destacou a importância da cadeia produtiva da erva-mate para o município. “Encontros como esse são os caminhos para a agricultura familiar e são importantes para aprimorar o conhecimento. Para o município todas as cadeias produtivas são importantes. Temos que dar importância a cada uma delas e a cada setor das cadeias produtivas”, observou.

“Eventos como este são importantes para discutirmos temas específicos e também o futuro da cultura da erva-mate”, afirmou Tonello. Já Moretto colocou à disposição dos produtores as diversas formas de custeio e investimento na cultura disponibilizadas pelo Sicredi.

A programação seguiu com palestras que trataram sobre temas envolvendo boas práticas na cultura, com foco em técnicas para implantação e manejo do erva-mate, além de crédito para o cultivo, dentre outros temas.

O extensionista e engenheiro agrônomo Luiz Ângelo apresentou um panorama sobre a atividade na região do Alto Uruguai, região que cultiva 7 mil hectares com erva-mate. “Em alguns municípios houve crescimento e em outros redução da área cultivada”. De acordo com levantamento apresentado, a região conta com 1.900 produtores, com uma produção de 41 mil toneladas por ano e com 30 industrias na região. “O objetivo é trabalhar técnicas para melhorar a produção, já que a tendência da região é aumentar a área plantada em 200 hectares em 2023”, analisou Poletto. A região é o segundo polo industrial no Estado.

O extensionista e engenheiro agrônomo Ilvandro Barreto de Melo observou que o produtor tem que ter aptidão para a atividade, sendo este já um princípio básico para o sucesso na atividade. Melo destacou outros fatores como primordiais para a alta produtividade como o equilíbrio físico, químico e biológico do solo.

Entre as recomendações destacou a qualidade da muda para implantação do erval e material genético de qualidade, bem como as vantagens da cobertura do solo e sua rotatividade, a importância do monitoramento, manejo adequado, poda adequada, vantagens com sistema agroflorestal. Para Melo, estas são medidas que irão garantir a produtividade com qualidade. Ele expôs ainda

vários exemplos de ervais com este conjunto de técnicas para se obter um erval com alta produtividade. O extensionista também falou sobre as ações que vem sendo realizadas pelo Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate.

Diogo Andre Ody e Luan Junior Divensi, da área de Negócios Agro da unidade do Sicredi de Gaurama, destacaram as modalidades de custeio agrícola e investimentos também voltadas para a cultivo da erva-mate (formação e implantação do erval).

As atividades com práticas realizadas após o almoço, no Pesque e Pague Delevatti, foram um pouco prejudicadas devido à chuva. Elas reforçaram as orientações das palestras ministradas pela parte da manhã, sendo conduzidas por Melo, os extensionista Ivonir Biesek e Jonas Farina, e pelo professor da Universidade Regional Integrada (URI) campus de Erechim, Antônio Sérgio do Amaral. O professor explicou alguns métodos de campo para análise de solo. “Para conhecer a densidade do solo temos que usar um método que preserve a estrutura do solo.

O Dia de Campo foi promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeitura de Gaurama, Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-Mate, Pesque e Pague Delevatti, Sicredi, Uri-Campus Erechim e Gauramate.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim