O Parque Natural Municipal Longines Malinowski é uma unidade de conservação, que traz algumas características diferentes a este espaço, mas que hoje contempla mais estruturas de uso saudável e sustentável a toda região. A história deste parque se confunde com a história do município e traz consigo um sonho de ser um espaço de conservação no centro da cidade, e com isso todos os benefícios que esta mata pode proporcionar.
Muitos investimentos no local foram realizados pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, ao longo dos anos, como o cercamento do Parque, retirada de plantas invasoras, construção de trilhas de caminhada, área de lazer, quiosques, deques, entre outras intervenções que beneficiam diretamente o meio ambiente e a população.
Para usufruir de todas essas belezas e encantos do local, as pessoas podem se dirigir ao Parque em qualquer uma das entradas de terças a domingos, das 8h às 20h, na Rua Pernambuco e na Rua Henrique Dias. Nas segundas-feiras o Parque permanece fechado para manutenção realizada pela equipe responsável.
Trilhas no Parque
Desde dezembro de 2022, as trilhas revitalizadas e os jardins renovados do Parque Natural Municipal Longines Malinowski se tornaram um dos destinos preferidos dos moradores de Erechim.
Destaque para a Trilha das Araucárias, com 1.400 metros de extensão, que oferece conforto e segurança para caminhadas ao ar livre. Já a Trilha do Graxaim, de percurso natural, proporciona uma experiência sensorial única, repleta de encontros com tatus, pássaros e borboletas que encantam os visitantes.
Como trilhas, estão abertas visitas livres. Trilhas guiadas, para grupos de 15 a 30 pessoas, ordem de interesses, ordem de interesses dos contatos: (54) 3520.7007, WhatsApp (54) 99100.1054 ou e-mail smma-educacaoambiental.erechim.rs.gov.br
Deques do Longines
Em 2024, o Parque ganhou quatro deques projetados para contemplação e lazer. Cada um deles homenageia aspectos únicos da fauna, flora e história local:
Deque das Araucárias: Próximo à Rua Henrique Dias, oferece uma vista privilegiada das emblemáticas araucárias do Parque.
Deque das Abelhas: Construído ao redor de uma imponente jabuticabeira e do meliponário, destaca a importância das abelhas nativas sem ferrão.
Deque da Fonte: Localizado junto à antiga bica d’água, preserva a memória de um ponto tradicional de abastecimento de moradores.
Deque da Batinga: Em torno de uma árvore centenária, com aproximadamente 300 anos, acessível também pelo lado externo do Parque.
Todos os deques possuem bancos, iluminação LED e são pavimentados com acessibilidade. À noite, as luzes são desligadas para garantir o bem-estar da fauna local.
Normas de utilização do Parque
– Jogue seu lixo nas lixeiras, a amarela é para o lixo seco e a marrom para o lixo orgânico;
– É proibido o consumo de bebidas alcoólicas dentro do parque;
– Não retire mesas e bancos dos quiosques;
– Na área dos quiosques, pise somente onde há caminhos e calçadas;
– Não é permitido animais domésticos na trilha interna do Parque;
– Nas segundas-feiras o parque fica fechado para visitação;
– Preste atenção às placas indicativas;
– Em caso de emergência, em cada módulo de câmeras existe um botão vermelho para acionamento;
– Ao final do seu passeio, leve apenas fotos e bons momentos.
Por Ascom PME