A manhã desta terça-feira (28), foi de entrevista com o Coordenador da Defesa Civil de Erechim, Ronaldo Manica, que segue acompanhando os trabalhos realizados no prédio do Plaza Imigrante após o incêndio de grandes proporções.
O local foi interditado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. “A interdição da Defesa Civil vai permanecer até que todas as situações de risco do prédio sejam retiradas pelos proprietários. O local está passando por análises quase que diárias e também acompanhamento estrutural junto com a equipe de engenharia”, disse.
Ainda hoje será realizada uma ação mitigatória, por uma empresa contratada pelo proprietário. “Será feito o estaiamento com cabos de aço e cintas segurando a estrutura caso a mesma venha a colapsar, principalmente na parte dianteira, na Maurício Cardoso. Posteriormente, será possível liberar a avenida para o fluxo de veículos. Também, o proprietário contratará uma empresa para retirada dos escombros e será realizada uma análise estrutural do prédio para ver se pode ser aproveitado ou não”, relatou.
Uma das edificações laterais também sofreu danos, onde fica o IBGE. Conforme Manica, houve pequenas fissuras e a “princípio são apenas no reboco devido a ter atingido uma forte temperatura e o resfriamento ter sido rápido para que não houvesse um incêndio maior”.
A causa do incêndio é ainda improvável e aguarda-se os laudos periciais. Enquanto isso, as lojas seguem realizando a retirada dos seus produtos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a loja Vivo ainda no dia do incidente retirou alguns produtos e no dia seguinte o restante, ficou só a mobília.
“O restaurante, tudo o que estava lá foi retirado ontem e realizada a limpeza. Cerca de 40 pessoas estavam almoçando quando o incêndio começou e saíram às pressas. Os equipamentos seguem dentro do prédio e aos poucos serão retirados”, comentou.
Já na farmácia Panvel foi “realizada a retirada dos medicamentos refrigerados no dia e o restante se encontra no local. Houve bastante perda, ficou muito molhado, a água de cima desceu por ser um dos principais focos do incêndio. E nas Americanas, no dia o gerente da loja retirou os aparelhos celulares, mas ficou as TVs, onde ouve o furto. A Brigada Militar rapidamente realizou a abordagem e o material furtado foi recuperado”.
Para evitar furtos e que pessoas acessem o prédio, seguranças foram contratados enquanto os trabalhos seguem sendo realizados.
Ronaldo Manica, finalizou a entrevista agradecendo o “Corpo de Bombeiros, Força Voluntária, voluntários de Aratiba, Campinas do Sul, Barão de Cotegipe, equipe da central de máquinas da prefeitura de Erechim, empresa Traçado, Brigada Militar e agentes de trânsito”.