Livro “Criando”, da Escola da URI, chega à XXI edição

O que dizer de um projeto que atingiu a maioridade? São 21 anos acreditando no potencial criativo dos alunos, instigando-os a viverem um pouco da viagem literária que é ler, declamar, escrever poemas…

Na quinta-feira, 14, às 19h15min, aconteceu, no Salão de Atos, mais um capítulo desta história: o lançamento do livro “Criando”, volume XXI, da Escola Básica da URI. Este ano, o foco do show de lançamento do livro foi o CIRCO e seu legado. Experiências circenses, a alegria, a descontração do simples, do trivial.

O show foi organizado, planejado e criado através do Itinerário Formativo Comunicação e Arte, orientado pelos professores da disciplina, Lenita Ransolin Brugnerotto, e Lademir Francisco Ferreira, e realizado pelos alunos das turmas 2v1, 2v2 e 2v3.

Quem não tem uma memória com o circo? É um espetáculo que transcende gerações, trazendo maravilha e diversão. É um lugar mágico, onde a realidade e a imaginação se encontram. Entre risos de crianças, aplausos de adultos e o som de música animada, artistas se transformam em personagens de um mundo encantado.

E por falar em encantamento, neste ano esse mundo mágico perdeu alguém que encantava com as palavras e com as imagens: Ziraldo, um gênio que soube capturar a essência da infância e transformá-la em arte.  Ele ensinou que a imaginação é o alicerce da criatividade e que, através do riso e da simplicidade, pode-se entender melhor a complexidade da vida. Se houvesse um Ziraldo em cada esquina, o mundo seria um lugar mais leve e encantador.

“Foi desta forma que a Escola juntou o encantamento do circo e de Ziraldo, através do seu personagem maioral, Menino Maluquinho, em uma conexão mágica”, enfatiza a professora Lenita.

O livro Criando, volume XXI do Ensino Médio, conta com a participação artística de alunos dos 1º, 2º e 3º anos. É uma coletânea sem pretensão literária, e sim, uma mostra de talentos da Escola, possibilitando o expressar-se através das letras, dos traços, das cores…

“Fazer parte do “Criando” foi uma experiência desafiadora, mas que ensinou muito. Acredito que toda vez que fazemos algo que nos tira da zona de conforto é uma conquista e assim podemos crescer e nos transformar em uma melhor versão. “Criando 2024″ foi um momento muito especial e que com certeza vou me lembrar por muito tempo de todo o empenho para que acontecesse da melhor forma possível”, enfatiza a aluna Bianca Dalla Vecchia.

Para o aluno Rafael Zucchi Bosquetti, “foi um momento desafiador subir ao palco e apresentar as palhaçadas, mas depois de nos maquiarem se tornou fácil perder a vergonha e encarar o público. No fim deu tudo certo e foi muito divertido”.

Por Ascom